36.4 C
Rondonópolis
sexta-feira, novembro 29, 2024

EMEI Cora Coralina no Parque São Jorge valorizando a educação infantil, em parceria com o Ministério Público do Trabalho

A Escola Municipal de Educação infantil (EMEI) Cora Coralina está localizada na Rua Nossa Senhora Aparecida 963, no Bairro Parque São Jorge, e tem como data de suas atividades letivas o dia 26 de Março de 2007. Deu início aos trabalhos ocupando o espaço físico da antiga Escola Parque São Jorge, que necessitou de adaptações e readequações para atender suas novas funções junto às crianças com faixa etária entre 4 e 5 anos. Neste período, teve como primeira proposta oferecer o atendimento integral. Porém, foi reconsiderada e a escola passou a atender em período parcial visando o atendimento de um maior número de crianças.
O nome da escola foi criado através do decreto 4.463 de 12 de Dezembro de 2006, nomeada naquela ocasião por Escola Municipal de Educação Infantil Ruth Rocha. Porém a Lei 6.454/77 em seu artigo primeiro diz que “é proibido, em todo o território nacional atribuir nome de pessoa viva a bem público, de qualquer natureza, pertencentes a união ou pessoas jurídicas das Administração indireta.” Mediante essa impugnação foram sugeridos três nomes; Cora Coralina, Machado de Assis e Gregório Matos, entre os quais foi escolhido o nome da escritora Cora Coralina. Foi uma decisão da comunidade escolar, a escola foi renomeada pelo decreto municipal 4645 de 02 de Julho de 2007.
A diretora Paola Silveira reeleita para o biênio 2017/2018 fala sobre o atendimento as crianças da região do Parque São Jorge e sobre as atividades na escola; “ As crianças atendidas moram nas imediações da EMEI nos bairros; Sagrada Família, Residencial Farias, Residencial Azaléia, Residencial Margaridas, Parque São Jorge, Cidade de Deus I e II e Antônio Fagundes. Na sua maioria possui casas próprias, são filhos de pais que trabalham em serviços gerais e mães donas de casa. Pensando na sua clientela a Escola organiza programações no período noturno, como reuniões e eventos, com o objetivo de oportunizar à comunidade conhecer o trabalho desenvolvido no interior da escola. Temos vários projetos que integram as atividades das crianças; balé, futebol, sexta feira cultural e brinquedoteca.
Queremos fazer sempre um pouco mais, quero agradecer o empenho de todos que trabalham conosco, aos pais e em especial a coordenadora Vanússia Nara Queida da Silva pela dedicação carinho e entusiasmo para com todas as nossas crianças em todos os setores da escola. A minha forma de trabalho, não é esperar acontecer é fazer acontecer, assim nos estamos ajudando o poder público na sua tarefa de educar. As Escola Cora Coralina oferta a Educação Básica – I e II ciclos da Educação Infantil (4 e 5 anos). As nossas crianças participam também de atividades culturais teatro, dança, recentemente realizamos a nossa festa junina com direito a rei e rainha da festa. O evento aconteceu com uma grande participação de toda as comunidade escolar.”Salientou a diretora Paola.
A escola vem realizando excelentes parcerias, a exemplo do projeto com o Ministério Público do Trabalho, criou salas funcionais com diferentes ambientes como espaço para biblioteca, sala de informática dentre outras. Através da referida parceria segundo a diretora Paola, a EMEI conseguiu verbas ofertadas através do projeto do Ministério do Trabalho, assim recentemente vieram para a Escola Cora Coralina, 10 mil reais para aquisição de brinquedos, 12 mil reais para a aquisição de computadores, 12.600 reais para a aquisição das mesas para a instalação dos computadores, 4 mil 265 reais e 19 centavos para a aquisição de cadeiras, 13 mil 116 reais para a aquisição de livros para a biblioteca e 13 mil 690 reais para os equipamentos do parque infantil. Parabenizamos a diretora Paola e a todos os professores e funcionários da instituição pelo arrojado desenvolvimento em favor da educação infantil.

Por Denis Maris

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO