GERAL

Bombeiros de MT participam de estágio da Missão de Paz da ONU para o Haiti

Os preparativos para composição da missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), entram na segunda fase com a realização do Estágio de Preparação para Missões de Paz 2010/2 (EPMP), com previsão de término na sexta-feira (29.10). O tenente-coronel Paulo Barroso representa o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso e integrará a Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (MINUSTAH).

O estágio será no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) do Exército Brasileiro, na cidade do Rio de Janeiro. O CCOPAB é uma Organização Militar do Exército formada por militares, policiais e civis com experiência em Operações de Paz (Haiti, Angola, Timor Leste, Iugoslávia etc.), que tem como missão principal contribuir com a preparação de recursos humanos para missões de paz e ações humanitárias.

O EPMP capacita militares para desempenhar as missões de Oficial de Estado-Maior, Observador Militar e Policiais das Nações Unidas (UNPOL) nas Operações de Manutenção da Paz da ONU. O estágio conta com 34 alunos oficiais das Forças Armadas e das Polícias Militares selecionados para as referidas missões. Pela primeira vez, o EPMP conta com alunos oficiais bombeiros militares previstos para trabalharem no Haiti.

O estágio é todo conduzido no idioma inglês, com instruções teóricas e práticas no CCOPAB, no Campo de Instrução de Gericinó (CIG) e circunvizinhanças. Nesta edição, os instrutores tenente-coronel Tschakert, do Exército Alemão e o Capitão Andy Smith, do Exército do Reino Unido, reforçarão o time de instrutores. Como aluno, o capitão Lucas Fillipi, do Exército Argentino, assiste às instruções com os observadores militares brasileiros.

O objetivo geral da missão com bombeiros é de prepará-los para o planejamento e procedimentos em caso de emergências, como prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamento e socorros públicos, estruturar a defesa civil local, dentre outras missões de caráter social. A Missão da ONU É oportuna e promissora, uma vez que visa salvar vidas e propiciar condições para a situação de sobrevivência humana. Estão previstas aulas de estrutura e legislação da ONU, o papel dos integrantes das missões de paz, experiências vividas por boinas azuis, simulados, exercício de campo, dentre outras.

O tenente-coronel Barroso ressalta a importância da participação dos bombeiros militares nesta missão principalmente após o terremoto ocorrido no dia 12 de janeiro de 2010, que levou a óbito mais de 200 mil pessoas e no momento em que grandes tragédias estão acontecendo no mundo, como enchentes, terremotos e furações. “É importante unir forças e contribuições para a ajuda humanitária, teremos muito trabalho pela frente”. Atualmente são desenvolvidas missões de paz pela ONU em 16 países.

SELEÇÃO

O Processo de avaliação consistiu na realização de provas para proficiência em idiomas inglês ou francês, dividida em três partes, escrita, auditiva e conversação. Realização do teste de condução de viatura com habilidades na condução de viatura militar em terreno convencional e em terreno variado. A viatura utilizada é tipo Land Rover 4×4, comumente utilizada nas missões de paz pelo Exército Brasileiro. Realização do teste de tiro com habilidades no tiro a curta distância (posições 5 e a 7 metros), com o objetivo de avaliar a capacidade do militar no tiro de autodefesa, com pistola ou revólver.

No total, sessenta e sete candidatos se apresentaram como voluntários nas cidades de Manaus – AM e Recife – PE, onde foram aplicados os testes. Vinte e seis foram aprovados, sendo seis bombeiros militares. O primeiro país a receber ainda este ano os bombeiros brasileiros será o Haiti.

Fonte:Ass.Bombeiros/MT (crédito foto;Edson Rodrigues)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo