24 C
Rondonópolis
sábado, novembro 23, 2024

Em seis meses Sanear quita dividas e retoma obras paradas

Nos primeiros seis meses sob nova gestão, o Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) retomou diversas obras paradas no município, quitou dividas que ultrapassavam no total R$ 5 milhões, e deu inicio em investimentos no atendimento para população.

De janeiro a junho, o Sanear utilizando apenas recursos já existentes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) I e II instalou mais de 5 km de rede de água e 20.5 km de rede de esgoto. Objetivando eficiência e agilidade no serviço, sem comprometer os atendimentos cotidianos da população, as frentes de trabalho passaram de três equipes para 15.

Entre as obras abandonadas nos últimos três anos e que foram retomadas nesse primeiro semestre estão as redes de água das regiões do setor Cidade Alta, antigo Aeroporto, Centro, Verde Teto, UFMT e Vila Salmen. E com relação a rede de esgoto, os trabalhos foram retomados nos bairros Sítio Farias, Vila Goulart, Jardim Morumbi, Maria Tereza, Carlos Bezerra e nesse inicio de julho na Vila Boa Esperança.

A última etapa de terraplanagem da reforma das lagoas da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) também está sendo executada, para que seja colocada a manta de proteção do solo.

Na região central, além da passagem da adutora de 500 mm que irá ligar a Estação de Tratamento de Água (ETA) com o Centro de Reservação do Monte Líbano, foram desativadas redes de cimento de amianto e instalado novos pontos de hidratantes.

Com relação ao atendimento, foi realizada a troca de toda frota do Sanear, através da aquisição de 8 novos carros e até o final do ano, será realizada a aquisição de novos caminhões também. A troca foi necessária, após a administração detectar elevados gastos com manutenção dos veiculos antigos. Além disso, a empresa terceirizada pela coleta de resíduos sólidos em Rondonópolis fez a substituição de todos os caminhões coletores, por veículos novos e mais modernos.

De acordo com a diretora geral do Sanear, Terezinha Souza, estão sendo concentrados esforços para que sejam utilizados todos os recursos disponíveis para o termino das obras em Rondonópolis e modernização da gestão, ao mesmo tempo, que projetos para aquisição de novos recursos estão sendo montados.

“Retomamos o plano municipal de saneamento que estava parado e queremos concluir até dezembro, para cumprir a lei e com isso conseguir buscar mais investimentos para Rondonópolis. Nossa intenção é modernizar o Sanear, tanto que no inicio do ano que vem queremos começar a construção da nova sede do Sanear na Rua Dom Pedro”, destacou.

REDE DE ÁGUA
REGIÃO CENTRAL
Desativação de redes de cimento de amianto, hidrantes e troca de redes de cimento por PVC.
CIDADE ALTA
Construção das redes de abastecimento do setor
REGIÃO AEROPORTO
Construção das redes de abastecimento do setor
VILA SALMEM
Implantação de redes de distribuição para as residências.

REDE DE ESGOTO
CARLOS BEZERRA
Implantação de coletor principal e de elevatória.
JARDIM MORUMBI
Implantação da rede de esgoto e instalação de rede elevatória.
Maracanã
Implantação da rede de esgoto e instalação de rede elevatória finalizada e liberada para uso.
MARIA TEREZA
Implantação da rede de esgoto e instalação de rede elevatória finalizada e liberada para uso.
SAGRADA FAMÍLIA
Implantação da rede de esgoto e instalação de rede elevatória.
SITIO FARIAS
Implantação da rede de esgoto e instalação de rede elevatória.
Vila Boa Esperança
Retomada das obras abandonadas e com inicio das obras prevista para agosto, no qual, será instalado redes e um coletor central.
Vila Goulart
90% da rede de esgoto liberada para uso e 10% das interligações sendo finalizadas.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO