ECONOMIA

Comércio retraído pelo segundo mês consecutivo

Pelo segundo mês consecutivo o comércio registrou queda em Rondonópolis. O mês de novembro deste ano registrou retração de 14% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Em relação ao desempenho de outubro passado, a queda foi de 10%; considerada normal para esta época do ano.

O diretor de Produtos e Serviços da Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondonópolis (CDL), Maurício Pugas, ressalta que apesar da crise internacional o comércio está estável e aconselha as lojas a anteciparem as promoções de Natal. "Quem mostrar criatividade e oferecer promoções mais vantajosas terá impacto menor no faturamento", argumenta.

A explicação está principalmente na antecipação do 13º salário dos servidores públicos municipais e a folha de dezembro que serão pagos no decorrer deste mês.

Para Maurício, a crise internacional atinge principalmente os setores que necessitam de aprovação de crédito para concretizarem as vendas. A queda do movimento em novembro em comparação com outubro deste ano ficou em ( – ) 10% pouco abaixo do desempenho do ( – ) 6% registrado no ano passado. "Isso quer dizer que as pessoas estão cautelosas, mas continuam comprando".

Apesar do momento delicado, a CDL estima que o comércio deverá apresentar um pequeno crescimento neste ano. Algo na casa de até 3%. De janeiro a novembro, o índice é positivo: mais 4,8%. Para dezembro, mês em que é registrado o melhor desempenho do ano, a espera é um empate ou pequena queda em relação a 2007.

Palestra:

Para motivar lojistas e comerciários, a CDL está promovendo a palestra "Encontre Motivos para Vencer", que será proferida pelo professor Pachecão. O evento acontece às 19h30 no Canadá Country Clube. Mais informações na CDL: 3423-1277.

Da assessoria

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo