A data de inauguração e abertura dos atendimentos ao público na nova sede da Secretaria de Habitação e Urbanismo foi confirmada para o dia 16 de janeiro, segundo a gerente Maria Perpétua Teixeira Oliveira Stefanini. Até lá, o sistema on line que gere os principais programas habitacionais que o Município está inserido será devidamente implantado no novo prédio pelos servidores da Tecnologia da Informação, adianta Perpétua. Temporariamente sem o recurso informatizado, Perpétua informa que é impossível dar andamento a qualquer processo. No entanto, telefones celulares da fiscalização e de atendimentos a famílias residentes em áreas de risco estão disponíveis para emergências.
A mudança da Secretaria começou a ser movimentada no final de dezembro e quase todos os móveis, computadores e estrutura física geral já foram levados para o local onde funcionava o Spa Day Use, escolhido como nova sede.
Agora na Marechal Dutra, Nº 1899, no Bairro Bom Pastor, o secretário da Pasta, Ildo Rodrigues, argumenta que o rondonopolitano que procurar o setor de Habitação do Município em 2014 encontrará muito mais agilidade e exatidão dos serviços. “O grande ganho que a população terá com esta mudança será que cada setor terá sua sala específica. Não teremos mais gente trombando na outra e atendendo cidadão no corredor, como infelizmente tivemos de fazer em algumas situações este ano devido a grande procura que temos. Creio que assim, vamos evitar o stress de quem nos procura e também do nosso servidor”, disse.
O secretário ainda prestou esclarecimentos que a mudança foi feita respaldada em um estudo criterioso, detalhadamente apresentado ao prefeito Percival Muniz. “Andamos muitos bairros e estudamos tudo: desde a incidência do transporte público perto, até a avaliação interna dos prédios. Temos muitos projetos atrasados que herdamos das últimas administrações e oito mil pessoas cadastradas esperando suas casas, mas para que tudo isto seja resolvido precisamos de estrutura. Ás vezes tudo fica focado só lá na construção das casas e muitos esquecem a importância de quem atua nos bastidores, destravando a burocracia para as coisas andarem”, explica.
Apesar das dificuldades por ainda não ter instalado um novo telefone fixo, rede de internet e organização de documentos na nova estrutura, a gerente Perpétua divulgou que denúncias quanto a irregularidades em residenciais do Município e emergências relacionadas a desabrigados chegam na Secretaria. “Nos telefones 9953 4242 ou 9635 5517 a população pode ligar que será atendida no que for possível. Apesar de grande parte dos nossos servidores estarem envolvidos na mudança, estamos todos de plantão”, frisou.