31.4 C
Rondonópolis
segunda-feira, novembro 25, 2024

Em discurso, governador compara Mato Grosso a própria família

O governador Pedro Taques, empossado neste 1º de janeiro de 2015 e oficialmente o novo gestor do estado de Mato Grosso, foi fortemente aclamado no pavilhão do Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, onde houve a cerimônia de posse dos novos secretários estaduais. O evento, que contou com benção ecumênica e apresentações culturais locais, além da presença ilustre do cacique Raoni, reuniu mais de duas mil pessoas.

Em seu discurso, Pedro Taques comparou o estado de Mato Grosso à sua própria família, por quem, segundo ele, daria a própria vida. “Mato Grosso parece meu pai: destemido, confiante, severo e justo. Parece um pai que diz: ‘primeiro pare de respirar, Pedro, depois perca a coragem’. Parece minha filha: a ternura, o vigor e a promessa. O amor incomensurável por quem eu daria, se fosse preciso, minha própria vida. Mato Grosso parece minha mãe, que acolhe, que gera e nutre. Que nos olha compassiva ao longo de nossa jornada e nos conhece em tudo o que somos e diz: ‘vá para o mundo Zé Pedro, mas nem mato vive sem sua raiz”, citou o governador.

Nascido em Cuiabá, Taques lembrou os lugares pelos quais passou, mas sem nunca esquecer suas raízes. “Fui para São Paulo, Rondônia, Acre, Pará, Amazonas, Santa Catarina, Tocantins, Brasília, para muitas lonjuras, mas mantive minha mãe, a minha raiz, em Mato Grosso, fértil e grande. Mato Grosso é meu irmão, e só entre irmãos poderemos construir os caminhos para que nossa igualdade social não seja esmaecida pela soberba”.

Em nome de sua esposa, a primeira-dama Samira Martins, Taques garantiu lutar contra todo e qual tipo de violência contra a mulher mato-grossense. “Em meu governo, em nosso governo, não permitiremos o sexismo, a desequiparação baseada no gênero. Vou colocar toda a estrutura do Estado para combater a discriminação e violência contra as mulheres”, garantiu.

Engajado em sua luta contra a corrupção, desde os tempos de estudante de direito e depois pelas instituições pelas quais passou, a Procuradoria do Estado, Ministério Público Federal e pelo Senado Federal, para onde foi eleito em 2010, mais uma vez o governador confirmou esse compromisso.

“Que cada cidadão desse nosso Estado saiba que meu governo não urde, não admite, e não aceita a corrupção política e administrativa, em qualquer de suas formas. Que cada cidadão me fiscalize e denuncie os erros que souber. Sejam fiscais da decência, do republicanismo. Vou trabalhar para os homens e mulheres de bem. Não apoiem o nosso governo quem não sabe o valor da coisa pública. Chamo a sociedade civil para colaborar e para fiscalizar essa gestão”.

“Agradeço de todo o coração a extraordinária oportunidade que me foi dada de cumprir o meu dever. Eu vou cumprir o meu dever. É meu juramento. É minha palavra. É meu projeto de vida”, finalizou.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO