Equipe do PSF desenvolve Campanha de Combate à Hanseníase e Verminose
Alunos de 5 a 14 anos das Escolas Municipais Bernardo Venâncio de Carvalho, no Jardim Liberdade, e Alcides Pereira Santos do João de Barro são beneficiados com a Campanha de Combate à Hanseníase e Verminose que é desenvolvida por meio do Programa Saúde na Escola. A equipe da unidade de Programa de Saúde da Família – PSF fez, nesta segunda-feira (3) a distribuição dos formulários que devem ser preenchidos pelos pais para identificar casos de hanseníase entre as crianças e assegurar que os filhos recebam dose única de medicação contra vermes.
A enfermeira Daiane Caroline dos Santos Rodrigues coordenou a equipe de Agentes Comunitárias de Saúde e estagiárias da Unic Rondonópolis durante o trabalho nas escolas. As profissionais percorreram as salas de aula para divulgar a campanha com o tema ‘hanseníase e verminoses têm cura – é hora de prevenir e tratar’. No contato com os alunos, Daiane Rodrigues falou sobre as doenças e orientou a todos a levarem as fichas para casa e pedirem aos pais para lerem com atenção e preencherem os dados relacionados aos possíveis sinais da hanseníase.
Daiane Rodrigues alertou aos alunos e professores que as fichas preenchidas devem ser devolvidas na quinta-feira (6). Os casos de suspeita da hanseníase vão ser encaminhados à unidade de saúde mais próximas para os procedimentos necessários. Os pais devem informar a existência de manchas na pele das crianças. Naquela região o programa vai atender 856 alunos que frequentam as duas escolas no período matutino e vespertino.