Apenas 10 deputados conseguem se reeleger em cenário de renovação

As eleições desde ano mostraram que o eleitor está mais crítico e com o desejo de mudança muito mais aguçado do que em outras campanhas. Prova disso está na Assembleia Legislativa onde apenas dez dos 24 deputados estaduais conseguiram se eleger.
As novas caras agora dominam o cenário e devem ter poder de influência no parlamento estadual. Entre as novidades estão dois nomes de Rondonópolis que vão compor a nova assembleia trata-se do delegado da Polícia Civil, Claudinei Lopes (PSL) e do vereador Thiago Silva (MDB), os dois foram respectivamente o primeiro e o segundo mais votados no município.
Os dois se juntam a Sebastião Machado Rezende (PSC) e a Nininho (PSD) para fortaleceram a chamada bancada do “Rio Vermelho”, que pode ainda receber o reforço de Gilmar Fabris (PSD) que ainda tenta via justiça conquistar uma cadeira já que seus votos estão congelados pelo fato dele ter disputado a eleição sub judice.
Gilmar caso ganhe o mandato na justiça tiraria a vaga de Alan Kardec (PDT).
Por outro lado, a mais votada neste processo foi Janaína Riva (MDB), filha do ex-presidente da Casa, José Riva (sem partido). Janaína, inclusive já articula nos bastidores buscar a presidência da Assembleia. Ela conta com fato do MDB ter eleito a maior bancada com três parlamentares.
O deputado reeleito Botelho (DEM), que é presidente da AL, articula disputar. Para isso, ele conta com o fato de ser do mesmo partido do governador eleito, Mauro Mendes.
O prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio, que sempre quando disputou uma cadeira na AL esteve entre os mais votados, viu nestas eleições os seus votos pulverizarem em diversas candidaturas como de Valdir Corrêa (SD) e Pastor Erlan (SD) que não obtiveram êxito e Wilson Santos (PSDB) que é um aliado antigo de Pátio.