Eleição acontece hoje com novo horário e maior esquema de segurança da história

A decisão da Justiça Eleitoral de unificar o horário da votação em todo o país vai mudar um pouco a rotina dos eleitores de Mato Grosso e outros sete estados do país. Aqui, a votação começa às 07 horas e segue até 16 horas e quem chegar depois desse horário não conseguirá entrar nas seções. Em Rondonópolis outra novidade é o tamanho do aparato de segurança, o maior já montado até então.
A estrutura envolve dezenas de veículos e centenas de agentes das polícias Civil, Militar, Federal, Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros e também do Exército (18º GAC).
Eles atuarão nos locais de votação e também em rondas continuas na cidade e também na zona rural e nas aldeias indígenas.
Além dos crimes eleitorais ‘tradicionais’, como a boca de urna e a compra de voto, os responsáveis pela segurança estarão atentos às propaganda ilegais e principalmente à prevenção de atos de violência decorrentes do acirramento político.
“Democracia é o regime de governo cuja origem do poder vem do povo. Em um governo democrático, todos os cidadãos possuem o mesmo estatuto e têm garantido o direito à participação política. Um dos aspectos que define a democracia é a livre escolha de governantes pelos cidadãos através de eleições diretas ou indiretas. A Policia Militar mais uma vez irá garantir o seu direito à Cidadania Plena”, destacou o comandante da PM em Rondonópolis, tenente coronel Gleber Cândido.
Quem for pego cometendo ilícitos eleitorais ou promovendo tumultos será preso em flagrante e levado para a delegacia da Polícia Federal, onde será processado e colocado à disposição da justiça. Nas demais cidades da região, os detidos ficarão em celas das delegacias da Polícia Civil ou nas unidades da PM.
Eduardo Ramos – Da Redação