28.3 C
Rondonópolis
segunda-feira, novembro 25, 2024

Educadores de Rondonópolis vão conhecer ferramenta para solução pacífica de conflitos

Representantes de 21 escolas vão participar nesta quarta-feira (03) da apresentação dos Círculos de Construção de Paz, uma iniciativa do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Rondonópolis. O encontro será realizado na sede da Diretoria Regional de Educação e vai discutir a preparação de profissionais para atuar de forma rápida na superação de conflitos dentro das próprias unidades de ensino.

A iniciativa é uma ferramenta da chamada ‘Justiça Restaurativa’, que estimula a solução de conflitos através da valorização dos sentimentos e da aproximação das pessoas envolvidas ou afetadas por uma situação de conflito. Com princípios, métodos, técnicas e atividades próprias, as partes buscam solucionar o problema de forma pacífica e consensual.

O juiz Wanderlei José dos Reis, coordenador do Cejusc de Rondonópolis, explicou que os Círculos de Construção da Paz já funcionam com sucesso em algumas escolas e a meta é ampliar a iniciativa para todas as unidades do município.

Durante a reunião, os educadores poderão conhecer detalhes da iniciativa e também indicar colaboradores que serão treinados para atuar dentro das unidades.

“O primeiro objetivo é demonstrar como o Círculo de Construção de Paz pode ser efetivo no âmbito das escolas, prevenindo casos de violência, de bullying, dentre outras práticas prejudiciais no ambiente escolar. O segundo objetivo é atrair novos facilitadores em cada escola, para permitir que a ferramenta pacificadora seja disseminada em toda a rede estadual no município, reduzindo a incidência dos conflitos, melhorando o processo de ensino e de aprendizagem”, informou o magistrado.

A apresentação do projeto será acompanhada pela equipe do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e ocorrerá em dois períodos, das 08h às 10h30min e das 14h às 16h30min – ambas na sede do DRE de Rondonópolis, na Rua Santos Dias, 66, no jardim Padre Rodolfo.

Além do juiz Wanderlei José dos Reis e dos representantes do TJMT, o evento desta quarta-feira terá também a participação da diretora Adjunta da Diretoria Regional de Educação, Cesa Mara de Moraes Vieira Zimpel, e da secretária Municipal de Educação, Mara Gleibe Ribeiro Clara da Fonseca.

Estão confirmadas ainda as presenças de representantes das seguintes unidades de ensino: E.E. Antônio Guimarães Balbino; E.E. Antônio José de Lima; E.E. Carlos Pereira Barbosa; E.E. Daniel Martins de Moura, E.E. Dom Wunibaldo Talleur; E.E. José Rodrigues dos Santos; E.E. José Salmen Hanze; E.E. Lucas Pacheco de Camargo; E.E. Odorico Leocádio da Rosa; E.E. Pindorama; E.E. Professora Amélia de Oliveira Silva; E.E. Professor Domingos Aparecido dos Santos; E.E. Professora Maria Elza Ferreira Inácio, E.E. Militar Dom Pedro II; E.E. Militar Tiradentes; E.E. Professora Sebastiana Rodrigues de Souza; E.E. Ramiro Bernardo da Silva; E.E. Sagrado Coração de Jesus; E.E. Santo Antônio; E.E. São José Operário; e  E.E. Sete de Setembro.

 

Eduardo Ramos – Da Redação

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO