23.4 C
Rondonópolis
sábado, novembro 23, 2024

Educação para todos

Em muitos momentos, o prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio é alvo de críticas, muitas delas inclusive ,merecidas ou até mesmo construtivas. Pátio nesses oito anos de mandato, errou em muitas coisas, mas também acertou bastante.
Podem falar o que for do prefeito, mas é inegável, por exemplo, que ele investiu em educação. Quem conhece Zé do Pátio , sabe o carinho que ele tem no setor, primeiro porque já foi professor e segundo, que ele sempre considerou a educação como uma melhor forma de inclusão social.


Antes de entrar efetivamente na política e ainda recém formado em engenharia, Pátio esteve dentro de uma sala de aula como professor em uma escola pública em Rondonópolis. Na verdade, ele deu aulas na escola Marechal Dutra no período, em que se preparava para entrar na vida pública. Ao virar Vereador e depois deputado estadual, o prefeito entrou na política já sabendo dos problemas e das necessidades do ensino público em Mato Grosso e mais precisamente em Rondonópolis, cidade onde trabalhava uma escola estadual.


Com essa experiência adquirida no setor; Pátio sabia e sabe muito bem o que deve ser feito e na prática, como prefeito, ele começou a executar esse plano para melhorar a qualidade de ensino, aumentar o número de vagas e dar mais condições para quem está na escola tanto para quem está para aprender como para ensinar.
Defensor de uma educação de qualidade quando era deputado, Pátio foi também um dos lutadores pela implantação do campus da Unemat aqui em Rondonópolis. A luta dele pelo campus não é nada mais do que uma convicção política que o prefeito sempre teve com relação ao setor de educação.Pátio é um ferrenho defensor de educação de qualidade , gratuita e que atinja todos os níveis da sociedade, desde fundamental até o ensino superior. Na prática, ele tentou fazer isso em seu governo, ele encarou a educação como uma ferramenta inclusiva.


Em Rondonópolis jamais se viu a construção de tantas escolas e creches como na gestão Zé do Pátio e mais, além de construir essas escolas e creches, ele investiu também na formação de professores e principalmente, na qualidade dos materiais oferecidos para os professores e também para os estudantes. O que era comum no passado, que era a falta de vagas nas creches e escolas públicas, pelo menos no município de Rondonópolis, e isso não existe mais. Está claro que o prefeito trabalhou para zerar o déficit de vagas em escolas e creches e o melhor de tudo é que ele conseguiu.
Hoje, só não está na escola em Rondonópolis quem não quer. Depois, a prefeitura, além de construir novas escolas, ampliar o número de instalações de aula, foi atrás dos estudantes por um serviço de busca ativa, ou seja, trabalhou para que todos fossem atendidos.
O reflexo desse trabalho no setor de educação não vai ser visto hoje e nem amanhã, e sim num futuro ainda um pouco mais distante, mas com certeza vai ficar marcado na história da cidade

Fonte: Da Redação/Lucas Perrone

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO