Edital seleciona projetos inovadores em ensino e extensão rural

A falta de informação especializada é um dos gargalos enfrentados pelos pequenos produtores rurais. Com o objetivo de minimizar essa questão, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) juntamente com parceiros abriu inscrições para seleção de projetos inovadores no ensino e aprendizagem em extensão rural, por meio do edital MCT/CNPq/MDA/SAF/Dater Nº 033/2009.
Também serão contemplados a geração de pesquisas voltadas para a construção e disponibilização de conhecimentos em tecnologias apropriadas para a agricultura familiar e na qualificação de técnicos extensionistas. Estão previstos R$13,5 milhões em recursos financeiros para a execução dos projetos.
Os interessados terão até o dia 2 de dezembro para enviar sua proposta. A ação é promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria de Agricultura Familiar (Dater/SAF), em parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
De acordo com o coordenador da carteira de Apicultura do Sebrae, Reginaldo Rezende, os projetos inscritos irão beneficiar todos os setores do agronegócios. “A questão da extensão rural, de levar informação especializada para quem está no campo, é hoje considerado o grande desafio das as cadeias produtivas do agronegócio”, afirma. Já para o diretor do Dater, Argileu Martins da Silva, a parceria com o CNPq estabelece o elo efetivo de compatibilização entre pesquisa e extensão rural, permitindo que o conhecimento gerado esteja à disposição dos agricultores familiares.
Projetos contemplados
Argileu explica que este edital visa estimular professores e alunos. Para participar do edital, a proposta deve ser apresentada por professor que seja pesquisador com, no mínimo, o título de mestre e vinculado a uma instituição de ensino superior. O edital contempla projetos que deverão ter ações compatíveis com a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pmater) e devem ser apresentados de acordo com o perfil de uma das três chamadas.
Chamada 1
Pesquisa em Experiências Inovadoras no Ensino, Aprendizagem e Intervenção em Extensão Rural para estimular o intercâmbio de professores/pesquisadores do ensino de Extensão Rural entre as diferentes regiões do País, a construção de conhecimento para o ensino e a prática da Extensão Rural e o apoio ao fortalecimento de grupos de ensino, pesquisa e extensão em temas vinculados às demandas da Extensão Rural brasileira.
Chamada 2
Validação, experimentação e disponibilização de inovações tecnológicas apropriadas para a agricultura familiar, visando aperfeiçoar e promover a sustentabilidade dos sistemas de produção.
Chamada 3
Realização de cursos de Manejo Ecológico e Conservação dos Solos e da Água, voltados para profissionais das ciências agrárias, de nível médio e ou superior, vinculados a uma entidade de Assistência Técnica e Extensão Rural governamental ou não-governamental que atuam com agricultores familiares.
Fonte: http://www.agenciasebrae.com.br/noticia