Edinéia Benitez, natural de Campo Grande MS, casada com Adriano de Almeida, tem duas filhas Princies Benitez Adrielly de Almeida Correia com 17 anos, e Priscila Amanda Benitez de Almeida Correia com 7 anos. Vamos conhecer um pouco mais da trajetória de vida desta dinâmica empresária que ama Rondonópolis.
Jornal Folha Regional: Como foi a sua infância em Campo Grande?
Edinéia: A nossa família trabalhava no ramo de olaria em Campo Grande, eu me lembro dos tempos de criança nos brincavamos nos arredores da cerâmica com o barro, com a argila onde nós moldávamos vários brinquedos. Tinha grandes rodas de Tereré onde famílias inteiras participavam, nas proximidades tinha um campo, havia uma plantação de cana. Nós brincávamos também dentro dos fornos quando os tijolos eram desenfornados. Os tijolos ficavam dias queimando e meu pai Alvino Alvício Benitez levantava de madrugada para manter acesa a chama para que os tijolos fossem queimados equilibradamente. Naqueles tempos tudo era muito artesanal, foi uma infância boa maravilhosa tempos de muita simplicidade e pureza. A minha mãe Iracema Neto Benitez trabalhava no lar ajudando na nossa criação, onde esse carinho era dividido entre eu os meus dois irmãos Ademir Benitez e Cristiano Benitez, o Ademir reside hoje em Campo Grande é motorista de carreta ele sempre foi apaixonado por essa profissão, e Cristiano o mais novo é falecido.
JFR: A árvore genealógica da sua família teve início no vizinho país o Paraguai, fale um pouco sobre essa ascendência:
Edinéia: Eu sou bisneta de João Piu Benitez natural de Paraguai, ele veio para o Brasil ainda muito jovem e residiu na cidade de Niouaque e aqui formou a sua família, e trouxe um típico costume paraguaio que era e ainda é o gosto tradicional do tereté. Conta o meu pai que o meu bisavô João teve 13 filhos, já o meu avô Domingos Benitez tem 9 filhos vivos, dentre eles o meu pai é o mais velho. Ele tinha uma empresa no ramo de produção de tijolos, na localidade chamada Caiçara em Campo Grande. O meu pai Alvino Alvício Benitez, deu continuidade a esse ramo de trabalho e com a olaria na localidade de Ibiruçu, ele trabalhou durante muito tempo. A empresa era familiar e todos ajudavam na melhoria da produção dos tijolos.
JFR: Fale sobre o seu período educacional em Campo Grande:
Edinéia: Eu estudei em Campo Grande no Colégio Brasilina Ferraz Monteiro onde eu cursei o ensino fundamental, posteriormente eu estudei no Colégio Adair de Oliveira, o feiz o Ensino Médio no Colégio Heitor Vila Lobos.
JFR: Quais os motivos da mudança para Rondonópolis, como se deu essa trajetória?
Edinéia: A princípio o meu esposo veio por conta do trabalho, nós tínhamos um pequeno mercado em Campo Grande, e ele veio passear em Rondonópolis, gostou muito da cidade e viu o seu potencial e resolveu mudar para cá. Nós já estávamos casados eu estava com 21 anos de idade e tínhamos a nossa filha Princies Adrielly Benitez de A. Correia, já havia nascido em 2002 em Campo Grande. O meu esposo então decidiu vir para Rondonópolis e trouxemos o mercado e nos instalamos na rua José Barriga próximo a cabeceira da ponte. E assim nos chegamos aqui em 2003, nós tocamos o mercado durante 7 anos, posteriormente mudamos de ramo de negócio para ferragens e ferramentas, precisamente no ano de 2010. A mudança de ramo aconteceu naturalmente, nós compramos o prédio e foi um negócio que deu certo, então hoje temos a loja Agromat Multi Coisas na Av. Bandeirantes. O meu esposo Adriano passou no concurso público do Estado de Mato Grosso, é fiscal do INDEA.
JFR: Além de empresária de sucesso em Rondonópolis quais as suas demais atuações na sociedade rondonopolitana?
Edinéia: Eu sou chefe de gabinete do vereador Beto do Amendoin, fiz um curso de Ministra da Palavra na Igreja São José Operário, nos somos associados ao Lions Clube de Rondonópolis São Jose Operário, onde colaboramos ajudando a desenvolver vários projetos para melhorar a qualidade de vida da população, como doação de cadeiras de roda, roupas, cobertores, almoços beneficentes, bazares. Temos um projeto que ensina aulas de violão para as crianças carentes, participamos também da Ordem Rosacruz, somos integrantes da invernada veterana do CTG Saudades da Querência. Recebi uma honraria na Câmara Municipal de Rondonópolis, agradeço ao vereador Beto do Amendoim, e em 2018 eu recebi o Título de Cidadã Mato-grossense na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, recebi também o Título de Domadora do Ano pelo Lions Clube São José Operário, todas essas homenagens eu recebi com muita alegria e muita honra. Um reconhecimento do trabalho que fazemos de coração, um grande incentivo para continuar com o nosso trabalho, se eu posso fazer eu não meço esforços e procuro excelência naquilo que faço.
JFR: O que representa a cidade de Rondonópolis para você?
Edinéia: Rondonópolis é uma cidade maravilhosa, é um presente de coração. Tenho por ela uma grande paixão, é terra hospitaleira e de gente amiga. Durante esses 20 anos que aqui estou, pude ver a cidade a crescer e hoje estamos crescendo com ela. A minha filha caçula, Priscila Amanda Benitez de A. Correia, nasceu aqui em Rondonópolis.
JFR: Você gostaria de agradecer a alguém por ter colaborado com a sua trajetória de vida?
Edinéia: Eu quero agradecer a Deus pela saúde, pelo nosso trabalho, agradeço também o meu esposo Adriano, meu parceiro meu sócio que sempre me estendeu a mão. Quero agradecer o vereador Beto do Amendoim que é um amigo irmão, por ter me auxiliado grandemente no meu trabalho, Tenho uma eterna gratidão pelo seu apoio. Agradeço aos meus pais pelos ensinamentos e tudo que eles fizeram por mim, foi da maneira deles, mas valeu ajudou no meu crescimento diante da vida. Agradeço as minhas filhas, nem sempre conseguimos estar do lado dos filhos em todos os momentos, mas fazemos o possível para estar sempre com eles, essa ausência é pelos compromissos de trabalho, elas estão sempre no meu coração. Agradeço também a toda a assessoria do vereador Beto, aqui somos todos companheiros, somos na verdade uma família, com muita união.
JFR: Deixe uma mensagem para aqueles que estão desalentados:
Edinéia: Que tenham sempre muita fé, muita confiança em Deus e muito entusiasmo diante da vida, vivam com amor e muita gratidão sempre.