22.1 C
Rondonópolis
segunda-feira, novembro 25, 2024

Economia cresceu 9,3% em março, estima Serasa

A economia brasileira acelerou o ritmo de crescimento e se expandiu 9,3% em março sobre a variação registrada um ano antes, informou nesta segunda-feira (24) o Indicador Sersa Experian de Atividade Econômica que estima o Produto Interno Bruto (PIB) mensal. Em fevereiro, a Serasa havia apontado alta de 7,8% na economia na mesma comparação.
De acordo com o Serasa, é a maior taxa anual de crescimento desde abril de 1995, quando houve alta de 10,4%.
Sem considerar os fatores sazonais, houve alta de 1,8% sobre fevereiro.
O resultado oficial do PIB do primeiro trimestre deste ano será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) somente no começo de junho.
No trimestre, a economia cresceu 2,8% em relação ao quarto trimestre do ano passado e 11,7% sobre o mesmo período de 2009.
De acordo com os pesquisadores da Serasa, o ritmo de expansão deve ser reduzido a partir do segundo semestre, “por causa da retirada dos estímulos fiscais à aquisição de veículos e outros bens duráveis, pelos cortes orçamentários anunciados pelo governo federal e pelos efeitos contracionistas da política
A expansão da atividade econômica em merço foi determinada, sob a ótica da demanda agregada, pelos crescimentos anuais de 37,8% nos investimentos produtivos, de 11% no consumo das famílias e de 18,5% nas exportações. Por outro lado, as importações limitaram o avanço do PIB, que subiram 47,2% no mês.
Sob a ótica da oferta agregada, a atividade industrial impulsionou o PIB em março, com expansão de 14,6% contra o mesmo mês de 2009. Por sua vez, o setor de serviços teve ampliação de 6% e o agropecuário, de 4,2%
Fonte: G 1

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO