Com a criação do bairro Jardim Europa em 1992, a Escola Elizabeth Freitas Magalhães criou três salas anexas, com nove turmas no barracão da Construtora Treze (Hoje Escola Galileu Galilei) por seis meses, oriundas do aumento de crianças do novo bairro criado. A partir de Julho do mesmo ano o ingresso ao meio estudantil cresceu e já contava com 200 alunos, as lideranças do bairro Jardim Europa conseguiram três salas, em uma funcionava a secretaria, numa outra a cozinha, e uma terceira onde funcionava a sala dos professores, anexo as salas havia um banheiro feminino e um banheiro masculino com cobertura de Eternit.
Em três de Dezembro de 1992 foi criada e denominada Escola Estadual Prof. Carlos Pereira Barbosa, através do Decreto governamental de número 3268/1993 de Janeiro do mesmo ano. A primeiras supervisora Rosana de Mello Bergamo foi nomeada diretora, a escola naquele período contava com 400 alunos e 20 profissionais da educação. O espaço físico foi aumentado para seis salas de aula, uma secretaria, uma sala dos professores, uma cozinha, dois banheiros masculinos e dois femininos, foi construída também uma quadra de esportes com piso e iluminação, biblioteca e sala da direção. Por ocasião do falecimento o professor Carlos Pereira Barbosa ele pertencia aos quadros da Escola Elizabeth de Freitas Magalhães, a comunidade local prestou a ele a homenagem oferecendo o nome dele para a nova instituição educacional que surgia.
A autorização de funcionamento levou o número 267/2015 MT, sob credenciamento CEB número109/CEE/MT – D. O.E. 06/05/10.
Em 1999 a primeira diretora Rosana de Mello Bergamo deixou o cargo, tendo inaugurado mais um salão coberto, uma sala de vídeo, duas salas de aulas e o quarteirão da escola todo murado. No ano 2000 assumiu a direção da escola a professora Lindalva Lúcia Ferreira Matos, inaugurando mais duas salas de aulas e um laboratório de informática. Na gestão seguinte foi eleita Marai Aparecida Costa Campos Silva, nos anos posteriores ficou como gestora escolar a professora Genoefa Rezende do Carmo. Em 2015 a professora Patricia Karina Barbosa passou pela direção da escola. Nos tempo atuais a professora Sinéia Mara Socorro Oliveira Santos é a 6ª. gestora da escola.
A diretora profa. Sinéia Mara Socorro Oliveira Santos destaca o perfil daquela progressista comunidade escolar; “Atendemos alunos de 6 A 15 anos dos bairros vizinhos e alguns mais distantes; Jardim Atlântico, Jardim Europa, Cidade de Deus I, II e III, Parque São Jorge, Paulista, Alfredo de Castro, Ananias Filho, Altamirando, Chácaras Paraíso, Nova Conquista, Casaldaglia, Residencial Farias, Residencial 3 Américas, e Aldeia Tadarimana. Essas comunidades foram criadas recentemente ocasionando uma intensa procura por vagas nesta escola e para atender a todos abrimos mais 5 salas de aulas em 2014.
Temos um ponto positivo, a proximidade com o Campus da Universidade de Rondonópolis, permitindo a elaboração de projetos em conjunto com os cursos, estágios, troca de experiências e parcerias, tanto com os professores dos Departamentos como com os acadêmicos. Próximos da escola temos pontos comerciais com mercados, bares, sorveterias, pizzarias, lanchonetes, lojas, lojas de variedades, creche e PSF. Um dos projetos que está em franca atividade na escola é o projeto do Governo do Estado coordenado pela Secretaria Estadual de Educação, Esporte e Lazer que tem por título “Esporte na Escola.” A modalidade esportiva que está sendo oferecida é o Jiu-Jítsu. Participam alunos de 09 a 15 anos em dois períodos matutino e vespertino. Temos a nossa festa junina com apoio e aberta a toda comunidade escolar, é um dos maiores eventos da nossa escola.
A escolinha de futebol também está presente aqui, apresentações culturais teatro e dança, estou muito feliz com o trabalho de toda a nossa comunidade , a escola estará completando 25 anos no próximo mês de Setembro, os eventos comemorativos devem acontecer nos dia 7 e 8 de Setembro. Eu agradeço ao apoio e grande parceria desta comunidade escolar dos colegas professores e pais de alunos que muito nos incentivam. Contamos hoje com 600 alunos e o nosso quadro geral de trabalho conta com 63 pessoas, acreditamos que com um bom trabalho na área educacional poderemos sem dúvida melhorar as condições do nosso país. Precisamos valorizar o ser humano com muito amor.” Salientou a diretora Sinéia.
Por Denis Maris