36.4 C
Rondonópolis
sexta-feira, novembro 29, 2024

E.E. Pindorama implanta novo modelo de ensino visando educação integral de excelência

A Escola Estadual Pindorama está situada no Bairro Santa Cruz, na Rua Augusto de Morais entre as avenidas Sátiro Castilho e Raimundo de Mattos e fundo com a Rua José Barriga, totalizando cerca de 3.300 m² de área construída em um terreno de 10.000 m².

Em 1968, a comunidade do loteamento Cellos, hoje Santa Cruz, recebeu do proprietário, senhor Simplício Vieira Cellos, o terreno para a construção de uma escola. Nesta época era prefeito, o senhor Cavalcante Garcia, que deu inicio à construção da mesma.

Em 04 de março de 1969, pelo decreto 825/69 foi instituído o “Grupo Escolar Pindorama”. O nome da escola foi devido a grande quantidade de palmeiras que existia na região e que segundo o significado que o dicionário de Língua Portuguesa traz: Pindorama significa “Terras das Palmeiras”.

No ano de 1975, a escola estendeu seu atendimento a alunos de 5ª e 6ª séries, passando a denominar-se Escola de 1º grau Pindorama, hoje a escola atende apenas alunos do Ensino Médio e chama-se Escola Estadual Pindorama.

A atual diretora da escola é a professora de matemática Maria Kely Benevides de Sousa Messias que, atualmente, conta com uma equipe composta por 1 coordenadora pedagógica, 03 coordenadoras de área, 25 professores e 30 servidores administrativos (nutrição, limpeza, vigia, secretaria, biblioteca, laboratórios, agentes de pátio e auxiliares de turmas)

Em janeiro 2016, através da Portaria 035/2016/GS/SEDUC/MT, a escola passou a ofertar o Ensino Médio em Tempo Integral.

Em 2018 foi implantado um novo modelo de escola denominado Escola Plena onde, além do ensino integral, as unidades ofertam, aos estudantes do Ensino Médio, um conteúdo pedagógico diferenciado, voltado ao projeto de vida de cada aluno. O novo modelo de ensino também visa garantir que os estudantes possam ter acesso a uma educação integral e de excelência, mesmo na rede pública.

Nas diretrizes da Escola Plena constam atividades e práticas inovadoras no processo de ensino-aprendizagem, como forma de melhorar a qualidade da educação, bem como estimular a participação da comunidade escolar na elaboração do projeto político-pedagógico da escola.
Os alunos têm a carga horária aumentada nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física e Biologia, além da parte diversificada que comtempla as disciplinas de Projeto de Vida, Estudo Orientado, Práticas Experimentais, Avaliação Semanal, Disciplinas Eletivas e Preparação Pós-Médio totalizando uma carga horária anual de 1.600 horas (o dobro das escolas de ensino médio regular).

Em 2016, no primeiro ano de implantação, a escola atendia cerca de 120 alunos no período integral e hoje são 310 alunos do Ensino Médio que estudam das 07 às 16 horas. Os alunos fazem 3 refeições por dia na escola sem custo nenhum.

Com a pontuação de seus alunos no Exame Nacional de Ensino Médio -ENEM apresentado no último “Enem por Escola” divulgado pelo Ministério da Educação – MEC, a Escola Estadual Pindorama alcançou a 2º colocação dentre as escola públicas de Rondonópolis, e atingiu uma marca inédita, ficando entre as 10 melhores escolas públicas de ensino médio do estado (9º colocado).

Seguindo a agenda da escola, dia 30 de maio acontece o II Conectar “Conectando Sonhos” que é um evento apenas para alunos matriculados na escola, e que está diretamente ligado com a disciplina de Projeto de Vida e tem como objetivo despertar os sonhos e expectativas de futuro dos alunos. O evento conta com a participação de todos os professores em um trabalho conjunto com os professores da disciplina Projeto de Vida.

Por Denis Maris

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO