A escola tem como patrono José Salmen Hanze, pioneiro em nossa cidade que fez a doação do terreno para a construção da escola. José Turquinho como era popularmente conhecido na cidade, se destacou como grande comprador de terras e colaborou doando terrenos para muitas instituições que hoje cresceram e estão sólidas na cidade. A Escola Estadual José Salmen Hanze foi criada pelo Decreto 082/75 de 1º. De julho de 1975 autorizada pela portaria 119/82 e reconhecida pelo Decreto 3.274/92 CEEMT
A instituição conta hoje com cerca de 900 alunos, duas coordenadoras Laura Souza Silva e Regiane Rodrigues da Silva, tem como diretora a professora Amarilza Quaresma da Silva. Entre servidores e professores a escola conta com 43 pessoas na sua estrutura de trabalho. Segundo a coordenadora Regiane Rodrigues da Silva a escola atende aos alunos na faixa etária de 6 a 14 anos do 1º. Ano ao 9º., nos períodos matutino e vespertino e no período da noite abre espaço também para EJA.
“Temos alunos de vários bairros Vila Salmen I E II, Parque Universitário, Jardim Ipanema, Jardim Alvorada, Vila Roseli, Vila Mamed, Jardim Lourdes, Verde Teto, Jardim Vetorasso, Padre Lothar, Vila Olinda, Tancredo Neves, Ana Carla, Jardim Amizade, Jardim Morumbi, Bairro Santo Antônio, São Francisco, Bairro Santa Tereza, Gleba Rio Vermelho. Vila Rica, Residencial Acácia, da Rodovia do Peixe, e Vila Canaã. Temos vários projetos que fazem parte das atividades dos alunos dentre eles jogos esportivos, intervenções pedagógicas, a leitura escrita na biblioteca. Na parte física temos laboratório de informática, uma sala de direção, secretaria, sala da coordenação, quadra de esporte. A nossa escola é de fundamental importância para toda a comunidade, e acima de tudo nós amamos a educação.” Salientou a Coordenadora Regiane Rodrigues da Silva.
Por Denis Maris