O nome da escola é uma justa homenagem ao ilustre cidadão mato-grossense, o Cuiabano Emanuel Pinheiro da Silva Primo. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Rio de Janeiro. Foi deputado estadual por vários mandatos dono de uma extensa e invejável biografia. A escola foi fundada em 22 de maio de 1972 pelo Decreto 53/22/05 de 1975. A instituição oferece a comunidade escolar o Ensino Fundamental Completo do 1º. ao 9º. Ano, nos períodos matutino e vespertino. Um dos objetivos da escola segundo a diretora Shirley no momento é manter o IDEB dos anos iniciais que é de 7.3, e aumentar o IDEB dos anos finais representados pelo 9º. Ano, bem como manter os principais projetos da escola. A diretora ressalta a satisfação dos alunos e professores estarem agora retornando para a escola toda reformada; “ Nós estamos muito felizes com essa maravilhosa reforma do prédio escolar, que passou por uma transformação do piso ao teto.
Agora temos todas as salas com ar condicionado, ou seja a escola está 100% climatizada, com todas as carteiras e lousas novas. As crianças tem prazer em vir para a escola, em breve vamos receber também um mobiliário novo. Digo que a nossa escola era um sonho que agora foi realizado. Nós trabalhamos com vários projetos dentre eles Consciência Negra, Preservação do Meio Ambiente, a Semana da Criança, Projeto da Leitura Escrita, são 7 projetos que vem aprimorar a aprendizagem dos nossos alunos. O nosso quadro docente é formado por 21 professores entre pedagogos e professores de áreas.
Temos uma coordenadora, uma secretária, uma professora articuladora, uma pessoa na biblioteca, uma pessoa na limpeza, duas na cozinha. Temos três funcionários em desvio de função que atendem o corredor, o portão ou seja que verificam de perto o movimento das crianças. Atendemos em nossa escola cerca de 400 alunos, o nosso atendimento seria para mais 50 alunos, mas devido a reforma precisamos fechar duas salas. Para 2020 vamos abrir essas duas que estavam fechadas e assim contemplaremos os 50 alunos preenchendo as nossas vagas. Como disse estamos todos felizes com a reforma das instalações do nosso prédio escolar.” Salientou a diretora Shirley Farias Valuz.
Por Denis Maris