GERAL

Rondonópolis fará campanha de Natal junto com Estado

Diferente do ano passado, quando o prefeito José Carlos do Pátio (PMDB) decidiu fazer uma campanha de arrecadação de alimentos para o Natal sem a participação do Estado, neste ano o município faz parte do “Natal das Crianças”, lançado no último dia 9, em Cuiabá. Com o apoio do prefeito rondonopolitano ao governador Silval Barbosa (PMDB) no segundo turno destas eleições, a relação entre estado e município dá sinais de que pode ser mais próxima.

No ano passado, foram arrecadadas pelo município na campanha isolada três toneladas de alimentos não perecíveis. Segundo a secretária municipal de Promoção e Assistência Social e primeira-dama Neuma de Morais, apesar de não existir uma meta estabelecida, a perspectiva é de arrecadar o dobro de 2009. “Recebemos o convite da Roseli (Roseli Barbosa, secretária estadual de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social) para a campanha unificada e quanto mais somarmos as forças, melhor. Não tem meta estabelecida, mas acredito que pode chegar a seis toneladas”, declarou.

A solenidade de lançamento da campanha na cidade foi realizada na tarde desta quarta-feira (17) e reuniu representantes da Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs). A secretária espera ainda a participação intensa da população na doação dos alimentos que serão distribuídos simultaneamente em todos os municípios do Estado entre 5 e 17 de dezembro. “Queremos motivar a população de Rondonópolis para que se envolva, participe e contribua com a campanha e exercite o amor para com os outros”, disse.

Valéria Juiz, superintendente de Promoção à Cidadania da Setecs acrescentou que o estado distribuirá de 150 a quatro toneladas de alimentos para cada município, conforme o porte de cada um. A quantidade de quatro toneladas é garantida aos municípios maiores como Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis. “A previsão é de quatro mil cestas, mas esperamos dobrar essa quantidade. E tudo que for arrecado no município, fica no município”, explicou.

Em Rondonópolis, cerca de 20 entidades serão beneficiadas, além de famílias de núcleos habitacionais construídos pelo governo estadual, como o Lúcia Maggi, Ana Carla Muniz e Dinalva Muniz. As famílias que recebem os alimentos são previamente cadastradas nos cinco Centros de Referências em Assistência Social (Cras) e a campanha conta com a colaboração na arrecadação de entidades como clubes de serviços e igrejas. O 18º Grupo de Artilharia de Campanha (18º GAC) contribui no transporte dos alimentos.

Podem ser doados alimentos como arroz, feijão, açúcar, óleo e macarrão em pontos como supermercados, universidades e faculdades, secretarias municipais e órgãos públicos, além de clubes de serviços, igrejas, maçonarias e agências bancárias. A meta do Estado é chegar ao número de 3 milhões de quilos em todo Mato Grosso.

Fonte: Olhar Direto

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo