A equipe de doutores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) apresentou na manhã desta terça-feira (10) o esboço do primeiro livro a respeito de conteúdos das políticas educacionais e diretrizes da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino. O trabalho foi apresentado para as equipes técnicas da educação para crianças de seis meses a 5 anos e de formação continuada na sede da Secretaria.
A equipe de trabalho é composta pelos doutores de Educação Camila Galindo, Eglen Pipi Rodrigues, Lindalva Maria Novaes Garske, Marlon Dantas Trevisam e pelos doutores em Psicologia, Raquel Gonçalves Salgado e Carmem Lúcia Sessel Mariano e tem como meta a construção das diretrizes curriculares da Educação Infantil com base na realidade das unidades, escolas e centros que atendem as crianças na rede municipal.
Neste encontro, foram apresentadas as propostas de conceituação, política e filosófica, que farão parte do livro I. A proposta da equipe é trabalhar levando em consideração o desenvolvimento e as necessidades das crianças, o professor, como elementos considerados essenciais, como a escuta, a tolerância e a moralidade e a rede de influências que circundam a escola, como a família e a comunidade em que está inserida, assim como a relação com a Secretaria Municipal de Educação e as políticas públicas voltadas para este tipo de educação.
A gerente do Departamento de Gestão de Educação Infantil Maria Sueli Bonfim destacou a importância do estudo e apresentação de diretrizes de acordo com a realidade do município. “Este trabalho é de suma importância na Educação Infantil porque está sendo feito levando em consideração à realidade do chão da escola”.
Num primeiro momento, foram feitas visitas pelos doutores em unidades para verificar desde questões de infraestrutura, rotina aplicada, questões ligadas ao cuidar e ao pedagógico.
O trabalho começou a ser desenvolvido pela equipe de doutores em 2013 e a próxima etapa será a apresentação do livro II.