ECONOMIA

Empresários avaliam 2008

As principais lideranças empresariais e industriais se reuniram para celebrar o fechamento de 2008, de forma geral avaliado positivamente. Cláudio Bruehmueller, representando a indústria de alimentos, defendeu que a crise financeira mundial não seja o carro-chefe dos governantes e formadores de opinião. Ele acredita que a mesma deve ser avaliada da forma correta para não se propagar um negativismo contagiante.
O empresário João Clini, um dos proprietários do Shopping Três Américas também é um dos otimistas. Em Mato Grosso há 36 anos, Clini destacou a atuação do Governo do Estado, a clareza nas informações e a proximidade com a população. Clini também defende que a crise deve ser enfrentada com ânimo e tratada com a amplitude que tem.
Já para Najeib Kadri, da área de informática, 2008 teve vários cenários. Najeib atua no Estado há 15 anos e citou a preocupação do Governo com o empresariado, a geração de empregos e renda. Ele mostra que com o incentivo fiscal recebido em Mato Grosso foi possível crescer a venda de notebooks, o principal produto do ramo da informática. “Sem o benefício vendíamos 10 notebooks no mês, com o benefício vendemos 250/mês”, comentou. “Foi bom para o Estado que arrecada mais, gerou mais empregos e as empresas são fortalecidas”, completou.
Paulo Silva, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso (FCDL), uma das organizadoras do jantar, lembrou o empenho da gestão pública para se chegar a um ponto de equilíbrio entre Estado (arredacadador) e empresários (contribuinte). Paulo falou das várias reuniões realizadas este ano na busca de políticas que fortaleçam a economia e a desoneração conquistada em vários segmentos.
O governador Blairo Maggi encerrou seu discurso com a informação de que o governo está atento a tudo o que está acontecendo no cenário econômico, e está pronto para sentar com os empresários e juntos buscar soluções na medida do possível.
Maggi ofereceu a homenagem aos gestores que o precederam no cargo e aos pioneiros dessa terra. "A história não começou só nesse governo, a história vem de muitas décadas e não podemos esquecer de ninguém que construiu esse Estado", afirmou.
Participaram do evento, a secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Terezinha Maggi (primeira dama); os secretários Eumar Novacki (chefe da Casa Civil); Ságuas Moraes (Educação) e Luis Henrique Daldegan (Meio Ambiente). O secretário-adjunto de Comunicação Social (Secom), Elpidio Spiezzi e o coordenador do MT Regional e presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, José Aparecido dos Santos (Cidinho), entre outras autoridades

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo