Disputa por cadeira na Assembleia Legislativa de MT promete ser acirrada

A disputa eleitoral para uma das 24 cadeiras na Assembleia Legislativa de Mato Grosso promete ser acirrada, o motivo é que serão este ano 341 candidatos, o número é superior ao do processo eleitoral de 2014, quando foram 336 candidatos inscritos na Justiça Eleitoral.
No entanto, dependendo da média de votantes, o coeficiente eleitoral para eleger um único deputado estadual pode variar entre 50 a 60 mil votos.
Este número, no entanto, pode sofrer alterações, em razão de que as candidaturas ainda podem ser indeferidas pela Justiça Eleitoral. Para se ter uma ideia no Brasil serão 16.937 pessoas que colocaram o nome na disputa neste ano para disputa nas assembleias somando todos os estados da federação.
No entanto, deste total, 20 são candidatos que tentam a reeleição em Mato Grosso.
A cidade de Rondonópolis está representada em todas as coligações, a chapa do senador Wellington Fagundes que concorre ao governo, na coligação A Força da União I, formada pelo PR, PRB, PCdoB e PT, tem como candidata a deputada estadual a jornalista Kalynka Meireles (PRB). A coligação A Força da União II, formada com o Podemos, tem como candidatos estaduais Reverendo Wilson José e a ex-presidente do Conselho da Mulher, Sandra Raquel. Já a coligação A Força da União III tem pelo PV os candidatos a deputados estaduais Gislene Cabral de Souza, Francisco da Colônia de Pescadores Z-3, Zé Carlos da Vila Operária e Lídio Ferreira da Silva. O professor Gentil Apolinário entra na disputa por uma cadeira na AL pelo PMN.
Na chapa do PSDB, partido do governador Pedro Taques que concorrer a reeleição tem como candidato o presidente da Câmara de Rondonópolis, Rodrigo da Zaeli. O delegado Claudinei Lopes (PSL) disputa uma vaga na Assembleia na coligação do PSL, PRP, DC, Avante e Patriota, que está no arco de alianças de Taques. No mesmo grupo, os partidos SD, PRP, PRTB, DC, Avante e Patriota, tem como candidatos a deputado estadual Valdir Correia e o Pastor Erlan, ambos do Solidariedade.
Os partidos que apoiam o ex-prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (DEM) formaram um chapão com DEM, PDT, PSD, MDB, PSC, PMB e PHS, tendo como candidatos o vereador Thiago Silva (MDB), Nininho e Gilmar Fabris pelo PSD e Sebastião Resende (PSC), além do empresário Acácio Falcão (DEM). O Psol lançou chapa pura tanto para estadual como federal. Na disputa estadual representando o partido na região a candidata é a cantora Janaína Lima.