Diretores participam de palestra sobre gestão pública

Diretores das escolas da rede municipal de ensino receberam informações sobre a administração pública, orçamento e responsabilidades sobre os gastos do dinheiro público. Ao todo, foram três palestras que ocorreram durante toda a manhã desta segunda-feira (3), com a participação do procurador-geral do município, Fabrício Correa, a mestre em administração pública, Ana Paula Lucena, e a secretária de Educação do Município, Ana Carla Muniz.
Na oportunidade, foram detalhados os orçamentos do ano em vigor e a projeção para 2015, assim como, o comprometimento dele com gastos de pessoal pela Secretaria Municipal de Educação e os avanços na gestão de pessoas na atual administração, visando o equilíbrio entre gastos com pessoal, manutenção e investimentos para o próximo ano.
Também foram apresentados de forma resumida os índices do Ided -Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, no município, em que das 22 unidades de ensino fundamental no 5º ano que participam da prova apenas, sete atingiram a meta proposta pelo Ministério da Educação, e das que fizeram a avaliação no 9º ano, cinco atingiram a meta.
O procurador-geral detalhou as leis que regem os gastos públicos e apresentou os limites do município, explicando detalhadamente o que incorreções nestes índices podem causar ao prefeito e aos servidores, que poderão responder cível e criminalmente pelas falhas.
Já Ana Paula discorreu sobre a importância de se trabalhar com orçamento e planejamento, explicando os processos internos e responsabilidade da organização interna para destinação de gastos, lembrando que esses processos públicos, ou não, visam o aumento da qualidade dos serviços prestados e a redução de custos.
Ana Carla frisou mais uma vez o compromisso da atual administração em levar serviços de qualidade, no caso da secretaria de Educação, o ensino de qualidade para o contribuinte.
A palestra que contou com presença maciça dos diretores ocorre no início do pleito para eleição direta de diretores da rede municipal de ensino e também das discussões para as normativas de 2015.