Diretor da Fundação MT morre no Lago de Manso

Foi encontrado na manhã deste domingo (25) o corpo do diretor-superintendente da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT), Dario Minoru Hiromoto. Ele estava desaparecido desde a última sexta-feira (23), quando saiu para passear de barco no Lago de Manso.
O velório ocorre na Associação dos Colaboradores da Fundação MT (Ami), situa-se à Avenida Poguba, na Vila Goulart (em frente ao Horto Florestal), em Rondonópolis/MT.
Dario que desaparece aos 46 anos, foi o idealizador da Fundação MT. Por 16 anos esteve à frente da instituição, em busca de soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de pesquisas tecnológicas voltadas para o campo. Dario Hiromoto deixa a esposa e três filhos. Ele resdiam em Rondonópolis, onde residia e está instalada a Fundação MT. Dario costumava passar o fim de semana na casa de veraneio da família em um condomínio particular no Lago do Manso
Pesquisador reconhecido internacionalmente, Dario Minoru Hiromoto é o pai da Soja Inox.
Engenheiro agrônomo formado em 1985 pela USP/Esalq e doutor em Agronomia pela mesma instituição, Dario Hiromoto sempre trabalhou em linha de pesquisa de Melhoramento Genético.
Nasceu em Bela Vista do Paraíso (PR) em 1963. Está em Mato Grosso desde 1990, ano em que começou a trabalhar como melhorista de soja da Embrapa-Soja, em Rondonópolis, onde permaneceu até 2000.
Juntamente com um grupo de 23 produtores rurais idealizou e criou em Rondonópolis a Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT), da qual é diretor-superintendente.
À frente de equipes de pesquisadores Dario Hiromoto desenvolveu vários experimentos que resultaram em mais produtividade e resistência de variedades de soja cultivadas no Brasil. Porém, seu maior feito foi o desenvolvimento da Soja Inox – cultivar resistência à ferrugem asiática causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi
A Soja Inox tem as impressões digitais de Dario Hiromoto. Com ela a agricultura mundial supera um dos maiores entraves da cultura dessa leguminosa de origem asiática e que é base da ração animal em todos os cantos do mundo.
Currículum profissional – Dario Minoru Hiromoto é Engenheiro Agrônomo pela USP / ESALQ – Piracicaba/SP (1.985); Mestre em Genética e Melhoramento de Plantas pela USP / ESALQ / Genética – Piracicaba/SP (1.990); Doutor em Genética e Melhoramento de Plantas pela USP / ESALQ / Genética – Piracicaba/SP (1.996); Trabalhou como melhorista de soja e cana-de-açúcar no Centro de Tecnologia da Copersucar em Piracicaba/SP de 1.988 a 1.989; Trabalhou também como melhorista de soja da Embrapa-Soja em Rondonópolis-MT de 1.990 a 2.000; desde 1993 é diretor superintendente e melhorista da Fundação MT – Rondonópolis / MT
Da redação (com informações da Fundação MT e Blog Eduardo Gomes de Andrade)