Dia Mundial da Atividade Física é comemorado com evento no horto florestal em Rondonópolis

Conscientização, atividades físicas e alimentação saudável foram as lições que os enfermeiros responsáveis pelas unidades de saúde da Vila Olinda, Dom Bosco e Parque Universitário ofereceram ao grupo de pessoas hipertensas, diabéticas e idosas. As atividades foram realizadas ontem (07) pela manhã no Horto Florestal em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física. Todos participantes tiveram transporte gratuito para chegar até o Horto Florestal.
De acordo com a enfermeira Thais Fernanda, as atividades são realizadas duas vezes por semana com um público variado, e uma vez no mês é feita uma atividade especial para descontrair os pacientes. “Toda as quartas-feiras são realizadas palestras, alongamento e a caminhada com os idosos e na última quarta-feira de cada mês é servido um café da manhã diferenciado com frutas, onde passamos recomendações sobre alimentação saudável. Nosso grupo é misto, temos pessoas obesas, diabéticas e hipertensas, sempre muito presentes e animadas. Estamos sempre cobrando delas que realizem atividades físicas, pois o sedentarismo é uma das causas das doenças cardiovasculares, da obesidade e do diabetes”, explica a enfermeira.
Ronaldo de Morais Sousa, responsável pelo ESF Parque Universitário, se diz lisonjeado de ver a população participando intensamente das atividades físicas, pois são imprescindíveis para a saúde, mas se preocupa com as pessoas mais jovens, que não têm demonstrado muito interesse. “Muitas vezes essa faixa etária mais jovem é a mais difícil de levar para as atividades, pois alguns trabalham, outros não se interessam e muitos não sabem a importância desse tipo de ações. Já as pessoas idosas têm uma consciência melhor da vida por isso participam mais, e essa assiduidade e fidelidade deles é que nos servem como estímulo para continuarmos a realizar esse trabalho que é tão importante para a vida de todos”, finaliza.