GERAL

Equipe da UFMT apresenta documento com propostas para a Educação Infantil

A equipe de consultoria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que está elaborando as diretrizes para a Educação Infantil no município entregou nesta terça-feira (02.07) um documento contendo as linhas gerais que serão trabalhadas para a secretária Ana Carla Muniz. O encontro aconteceu no gabinete da Secretaria Municipal de Educação e contou com a presença da doutora em Educação Lindalva Garske.
A proposta é que o trabalho seja desenvolvido em duas etapas sendo a primeira executada neste semestre a segunda no início de 2014. A intenção é trabalhar a percepção dos profissionais que estão na sala de aula quanto aos principais conceitos de educação e pedagogia. “Estaremos trabalhando o conteúdo, observando os profissionais e num outro momento indo até as unidades, visitando as salas de aula e entrevistando professores e alunos durante as atividades”, explicou a doutora Raquel Gonçalves Salgado. O objetivo é que o documento tenha como proposta a base do que está previsto na legislação nacional e estadual levando em consideração a realidade local.
Ana Carla destacou que o trabalho será de suma importância já que as unidades de educação infantil estão trabalhando de forma solta atualmente e também alertou que nos Projetos Políticos Pedagógicos 70% do conteúdo se referem à infraestrutura e somente o restante trata da parte pedagógica. “O prefeito Percival Muniz está trabalhando para tratar da parte de infraestrutura, temos que superar esta parte para melhorarmos a parte pedagógica. Hoje já não basta disponibilizarmos as vagas e termos a permanência deste aluno na escola. É necessário darmos qualidade na educação”, destacou.
Na oportunidade, a secretária solicitou a atenção dos doutores para as alterações na realidade atual. “Solicitamos reformas e ampliações de muitas unidades, construção de refeitórios, estaremos equipando com parquinhos infantis 100% das unidades para proporcionarmos o brincar para crianças de até 11 anos e também queremos modernizar com a parte tecnológica. Algumas escolas também contarão com brinquedotecas”. As ponderações dizem respeito a investimentos feitos com recursos próprios no caso dos parques e equipamentos multimídia e eletrônicos que podem ser solicitados no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).
A consultoria está sendo viabilizada através da Uniselva e contará com o trabalho de seis doutores em Educação e Psicologia: Camila Galindo, Eglen Pipi Rodrigues, Lindalva Maria Novaes Garske, Marlon Dantas Trevisam, Raquel Gonçalves Salgado e Carmem Lúcia Sessel Mariano. O trabalho está sendo acompanhado pela coordenação de Educação Infantil, cuja proposta é trabalhar o desenvolvimento da criança como um todo, primando pelo despertar da criatividade em contraposição à repetição.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo