Equipe da prefeitura faz ciclo de palestras na Exposul com meta de melhorar produção

Melhorar a capacidade de produção das famílias que vivem no campo e garantir mais qualidade ao consumidor da região de Rondonópolis. Esta é a meta da equipe da Promotoria de Agricultura Familiar do Município que realizou um ciclo de palestras técnicas na tarde desta quinta-feira (14) dedicadas aos pequenos produtores do município. Os temas abordados junto à 42ª Exposul visam incrementar a produção de leite, cultivo de peixes em tanque e o cooperativismo no segmento.
Fernanda Macitelli – zootecnista mestra em nutrição de ruminantes e doutoranda em comportamento e bem-estar animal – abriu o ciclo com a palestra sobre manejo de bezerros leiteiros. A proposta foi mostrar ao público o que a ciência estuda para mostrar a redução no índice de mortalidade que chega a 75% dos bezerros com até 28 dias de vida. Consciente que falta ajuda às famílias produtoras, ela iniciou o assunto com a pergunta sobre a importância de se criar bem os bezerros.
Cultivo de Peixe
Piscicultor há pelo menos uma década, no distrito de Boa Vista – José Uilson da Costa, o Zeca – falou sobre os conhecimentos básicos para o cultivo de peixes em tanques escavados. Com vasta experiência na atividade, Zeca abordou diversas etapas do processo, desde a escavação de tanques até a comercialização. A boa qualidade do peixe, na opinião do palestrante, depende de fatores como obedecer a capacidade de suporte do tanque, cuidados com a qualidade da água e da ração oferecida que deve ser extrusada.
Com 24 tanques na propriedade e outros 20 arrendados, Zeca produz cerca de 50 mil peixes por ano, além de alevinos para atender outras famílias do campo. Ele assegura que a rentabilidade chega a 50% de lucro real. Mas, alerta que para isso é necessário respeitar todas as regras de cuidados gerais com a produção. “Eu comecei com um tanque e atingi esse índice anual porque respeito seriamente as coisas. O piscicultor tem de ficar atento para fazer tudo de forma correta”, orienta.
Márcio Sidnei Semprebom – técnico analista do Sebrae-MT e gestor do Projeto de Agronegócio na Região de Rondonópolis – fez palestra sobre o cooperativismo na pequena produção. O promotor de Agricultura Familiar do Município, Renato Mendes, considera necessário implementar o cooperativismo em Rondonópolis. “Precisamos de mais união entre as comunidades rurais para isso. Com cooperativas todas as famílias vão ter mais ganho na compra, na venda e no aproveitamento dos produtos”, defende.
Renato Mendes acredita que as orientações repassadas pelos palestrantes devem resultar em mais renda para aqueles que se dedicam à agricultura familiar e alimentos de boa qualidade para os consumidores locais. Ele assegura que a equipe da Promotoria vai continuar oferecendo a assistência técnica aos pequenos produtores. O serviço é oferecido por médico veterinário, engenheiro agrônomo, zootecnista e técnicos agrícolas.