ESF João de Barro recebe roda de conversa sobre saúde mental

Agentes Comunitárias de Saúde – ACS da unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF do bairro João de Barro iniciaram, na manhã desta quarta-feira (25), uma roda de conversa com vários moradores para discutir temas relacionados a saúde mental. No encontro, também participaram outros especialistas do ESF, como a enfermeira chefe Karine Lima, que confirmou o objetivo de tornar o ‘bate papo’ mensal com a comunidade.
Karine explicou que apesar de já ser uma realidade em várias outras unidades na cidade e ser uma iniciativa conhecida e indicada pela Secretaria de Saúde do Município, foram as próprias ACS que decidiram promover o encontro para melhorar a relação entre comunidade e ESF.
“É por meio do trabalho da Aurora, Cleiriane, Eliane, Ivone, Sônia, Neuraci e da Umbelina, que são nossas agentes, que nós ‘entramos’ na casa e na vida das pessoas. Tivemos já nesta primeira reunião a participação de muitas donas de casa e por meio do relato delas, onde falam sobre os filhos e maridos, identificamos pacientes com necessidade de tratamento contra o alcoolismo, drogas e qualquer outro transtorno. Estas pessoas serão visitadas e convidadas e, se quiserem, serão inseridas nos programas de apoio da saúde municipal”, explica a enfermeira chefe.
Junto às agentes e ao corpo técnico do João de Barro, farão parte das rodas de conversa do ESF os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Nasf. “Dependendo o caso que identificarmos, o ESF, sendo atenção básica, será o responsável por essa triagem do paciente, encaminhamento e acompanhamento. O tratamento em si eventualmente vai ocorrer em unidades referências da nossa rede. Então precisamos muito de parceiros para este trabalho e o Nasf é um deles”, concluiu Karina de Lima.