Ao contrário do divulgado nesta segunda-feira (14), o Dia D da campanha antirrábica na zona urbana ocorrerá no dia 23 de agosto e não de julho como foi divulgado. Serão 54 pontos de vacinação espalhados por pontos estratégicos da cidade para atender os proprietários de animais de estimação. A meta é vacinar 26 mil cães e cinco mil gatos no Município.
Já, no Dia D de vacinação na área urbana, os proprietários de cães e gatos devem levar os animais nos pontos de vacinação. A recomendação é que os cães e gatos sejam levados por um responsável maior de idade, pois terão que segurar os animais no momento da vacinação. É importante ainda salientar que, no caso de gatos, estes devem ser levados em saquinhos apropriados para auxiliar na vacinação.
O CCZ destaca ainda que os animais agressivos devem ser levados aos locais de vacinação com focinheira e guia enforcadora. Devem ser vacinados todos os animais acima de 60 dias de vida, e animais gestantes somente nos primeiros 30 dias de gestação.
Há mais de 10 anos que não é registrado um caso de raiva canina na cidade, mas em 2013, foi registrado um caso de raiva em um bovino, o que quer dizer que o vírus causador da doença ainda se encontra em circulação em Rondonópolis.