Conselho Municipal encerra inscrições e fará eleição na próxima semana

Terminou hoje (23) o prazo de inscrições de entidades interessadas em participar da eleição da nova diretoria do Conselho Municipal da Promoção e Igualdade Racial (Compir), marcada para acontecer na próxima terça-feira (29).
A eleição deveria ter ocorrido em janeiro, mas foi adiada devido às restrições relacionadas à pandemia de Covid-19. “Esse atraso acabou tendo um efeito positivo. Hoje temos um número recorde de participantes e isso fortalece a nossa ação no âmbito municipal”, disse o atual presidente do Conselho, Wagner Santos.
Além de representantes do movimento negro, o conselho reúne lideranças indígenas, religiosas e membros do movimento LGBTQUIA+. Também tem assento no Compir representantes de associações e sindicatos dispostos a atuar em defesa da igualdade racial.
“Avançamos muito, mas infelizmente ainda existem situações de discriminação causadas pela origem étnica, religião ou orientação sexual”, lamenta.
Wagner Santos adiantou que a próxima diretoria terá pela frente desafios importantes, entre eles a participação na Conferência Nacional de Igualdade Racial, programada para acontecer em maio. Antes disso os dirigentes terão também um encontro com a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos do Brasil, Damares Alves.
“A audiência com ela foi marcada para o dia 30 deste mês, um dia após a eleição. Já iniciamos uma conversa e ela se prontificou a nos auxiliar na luta por dois grandes projetos: a implantação de uma delegacia exclusiva para o combate de crimes raciais e a de uma secretaria municipal de igualdade racial”, afirmou.