O mercado imobiliário de Rondonópolis é uma das molas propulsoras da economia local, prova disso são os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) , que sempre mostra o setor da construção civil liderando as contratações; o que é reflexo claro do mercado imobiliário pujante e presente.
Vale ressaltar que esse salto deu-se nos últimos anos, devido a diversos fatores, e o principal seja que, talvez, a cidade tem muitos atrativos para trazer novos moradores, e com isso a necessidade da construção de novas moradias. No entanto, ainda percebe-se que a cidade viveu um momento de transformação social tão grande, que os padrões e as exigências dos consumidores aumentou em grandes proporções.
Prova disso é a grande quantidade de imóveis de luxo e condomínios de alto padrão que foram lançados na cidade nas últimas décadas. Nunca se viu tantos imóveis caros sendo apresentados e comprados na cidade.
O investimento em imóvel de alto padrão mostrou que a economia está forte, pois caso não houvesse mercado consumidor para esse tipo de imóvel, eles simplesmente parariam de ser lançados, ao contrário que nós assistimos no dia de hoje.
Sabemos a grande quantidade de imóveis de alto padrão que é lançada na cidade, nos últimos anos e quantidade de venda dos mesmos. Isso mostra de forma clara que a renda média das pessoas que moram em Rondonópolis aumentou. Para completar, há ainda investimentos consistentes por parte do governo federal e , principalmente, municipal, para atender à outra demanda, que são os imóveis para a população de baixa renda, que também tornou-se um grande público do setor.
Os imóveis com incentivos do governo que estão sendo construídos na cidade e os que já atenderam uma demanda da população mostram que isso também tem ajudado a economia. No primeiro aspecto, na geração de emprego na construção civil, pois esses empreendimentos são grandes, precisam de muitos trabalhadores e obviamente muito material de construção. Neste ângulo, o comércio do setor também cresce.
Para completar ainda há mais gente comprando no comércio local, pois como o imóvel chega ao trabalhador sobra dinheiro que iria para pagar o aluguel, que poderia em tese, ser investido, em outros setores, como comprar um carro melhor, comprar novos móveis e por ai vai.
Portanto, graças aos investimentos no mercado imobiliário, praticamente todos estão ganhando, do pequeno trabalhador, que vive do salários, até o grande empresário, que representa as grandes corporações.
Fonte: Da Redação