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terça-feira, dezembro 3, 2024

Desempenho da Seduc é reconhecido com dois prêmios do Google em Nova York

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) recebeu os prêmios “Impact Project” e “Leaders Choice” do Google, em reconhecimento por suas políticas e ações educacionais no ensino e na aprendizagem, no evento Google for Education Leader Series 2024 para a América Latina e Caribe, realizado na cidade de Nova York (EUA), de 9 a 11 de setembro.

Com palestras e workshops, o evento reuniu mais de 40 líderes educacionais de toda a região latino-americana e caribenha e também gestores educacionais de seis estados brasileiros para dialogar sobre o futuro da educação, discutir o impacto da tecnologia e da inteligência artificial no ensino e na aprendizagem, além de compartilhar boas práticas e ideias inovadoras.

Na ocasião, o secretário Alan Porto apresentou os resultados do trabalho de ensino e de aprendizagem realizado pela Seduc em Mato Grosso, destacando o compromisso do Governo do Estado com a meta de estar entre as cinco redes melhor avaliadas no país até 2032.

Além de receber o prêmio Impact Project, Alan também foi premiado na categoria Leaders Choice, por ter feito a melhor apresentação no evento. “Receber o reconhecimento desta importante premiação do Google é o mesmo que ser agraciado com a certificação de que preparamos a comunidade estudantil para os desafios atuais e futuros”, disse.

O secretário destacou ainda que a parceria com o Google for Education proporcionou muitos avanços na educação pública de Mato Grosso, além de motivar aos professores e estudantes, que agregaram ferramentas como o Google Classroom, Google Drive e o Google Meet ao seu dia-a-dia.

“Essas premiações são os resultados de esforços do Governo do Estado, dos diretores regionais, professores e todos os demais servidores da Seduc, estudantes, de importantes parceiros como Grupo GEMTE e da visão clara que temos sobre a importância de uma educação pública antenada com as tecnologias”, explicou.

Desde janeiro de 2021, a Seduc entregou 170.536 Chromebooks às escolas, o que representa uma média de 1 máquina para cada 2 alunos matriculados, enquanto na média nacional é de 1 para cada 10 alunos. Às redes municipais redimensionadas, foram entregues 17.760 Chromebooks no âmbito do projeto Virada Tech.

Já no uso do Google Workspace for Education, 732.674 usuários estiveram ativos entre 2021 e o momento atual, considerando alunos, professores e demais profissionais da educação.

O Estado também adquiriu 21.000 licenças “Google Workspace Teaching and Learning Upgrade”, que foram disponibilizadas aos professores da rede estadual, além do Google Meet e Google Drive.

“Intensificamos as práticas dentro da Política de Formação Continuada em competências digitais, parcerias com o Google para popularização das ferramentas e recursos avançados, além de treinamentos com os profissionais da educação. Por outro lado, implantamos a conectividade, possibilitamos acesso dos estudantes aos Chromebooks e as plataformas educacionais”, completou Alan.

O secretário antecipou que está em estudo a possibilidade de integração de inteligência artificial (IA) ao Google Workspace for Education, com objetivo de ajudar professores a fornecer feedback rápido e específico nas atividades dos alunos, facilitando o acompanhamento do progresso acadêmico, análise de desempenho, identificação de dificuldades e automatização de tarefas administrativas.

“Com isso, os profissionais da educação poderão se concentrar mais em atividades pedagógicas. A inteligência artificial pode personalizar o conteúdo educacional com base no desempenho do aluno, promovendo um ensino mais inclusivo e ajustado às suas necessidades. Em relação aos alunos, assistentes virtuais e chatbots integrados ao Google Workspace poderão auxiliar a utilizar as ferramentas de forma mais eficiente e intuitiva, por exemplo”, concluiu Alan Porto.

Fonte: Secom_MT

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