POLÍTICA

Sispmur faz assembleia hoje para avaliar negociações; vereador pede diálogo e faz alerta

O vereador Idelvamar Menezes, o Nenzão (PP), cobrou a ampliação do diálogo visando à aprovação do novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos servidores municipais e fez um alerta à categoria. Segundo ele, lideranças que integram partidos historicamente contrários aos direitos trabalhistas e aos sindicatos têm tentado atrapalhar o entendimento. Ele pediu que a categoria reflita sobre o assunto na Assembleia convocada para hoje (14) pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis (Sispmur).

“A proposta que chegou à Câmara é boa e, com diálogo, pode ser melhorada. Aliás, defendo que tenhamos uma revisão permanente do PCCV de modo a mantê-lo sempre adequado às mudanças. Precisamos mudar essa dinâmica”, afirmou.

O parlamentar disse ainda que o prefeito José Carlos do Pátio tem uma visão pró-servidor, mas também precisa pensar o assunto como gestor e preservar a sanidade das contas públicas.

“O prefeito sempre se posicionou ao lado dos trabalhadores e, neste caso, também ouve vereadores que tem uma ligação antiga incontestável com a categoria. Cito, por exemplo, o vereador Reginaldo Santos (SD), um dos fundadores do Impro, e o vereador Jonas Rodrigues. Os dois são servidores de carreira e acompanham essa discussão de perto. Há muito espaço para o diálogo e para avanços”, garante.

Por outro lado, Nenzão diz que há também vereadores que buscam ganhos políticos promovendo o desentendimento. “Pode olhar, os contrários são exatamente aqueles que defendem a política do governo federal – que desqualifica os servidores públicos e atacam os sindicatos”, alerta.

Indagado sobre as críticas feitas pelo Sispmur acerca da recusa do prefeito em discutir diretamente com os sindicalistas, Nenzão disse que do ponto de vista estratégico isso não prejudica a busca do consenso. “O sindicato pode e deve conversar com os secretários, que têm todos os dados. O prefeito entra no final para assinar o que foi proposto e aprovado de forma consensual”.

ASSEMBLEIA

Em comunicado encaminhado à imprensa e também aos servidores, o Sispmur informou que vai discutir o andamento das negociações numa assembleia geral hoje, as 13h30, na sede social do sindicato.

para assembleia geral para todos os servidores públicos municipais de Rondonópolis, que será realizada na próxima terça-feira (14), às 13h30, clube social da entidade.

 “Até o momento tivemos duas reuniões oficiais com a Prefeitura. A gestão municipal optou por iniciar as tratativas pela educação. Temos uma proposta do executivo que vende sonhos e temos a nossa contra proposta que reflete a realidade. Vamos apresentar um balanço com riquezas de detalhes e socializar com a categoria”, antecipou a presidente do Sispmur, Geane Lina Teles.

Outro ponto que será debatido com os trabalhadores são deliberações futuras. Os servidores estão em estado de greve desde o início de maio. Na última semana uma comissão de greve foi criada e caso seja a vontade da maioria, uma greve geral pode acontecer a qualquer momento.

 

Eduardo Ramos – Da Redação (com informações da Assessoria)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo