ECONOMIA

Aylon Arruda diz que concessão não melhorou situação no Aeroporto Municipal

O vice-prefeito de Rondonópolis, Aylon Arruda (PSD), participou neste fim de semana de uma reunião para discutir melhorias no Aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco. O convite foi feito pela Associação Comercial e Industrial de Rondonópolis (Acir), que chamou também representantes de outros setores da sociedade e de representantes da empresa Azul – que operar voos regulares no município.

Eles discutiram melhorias na infraestrutura, investimentos para dar mais segurança aos pousos e decolagens e também mais voos e conexões em Rondonópolis. A opinião é que há um descompasso entre a importância e o crescimento da cidade.

“Rondonópolis é uma cidade polo e tem uma população circulante de mais de 600 mil pessoas, nós temos por obrigação ter uma logística melhor em nosso aeroporto”, afirma o vice-prefeito Aylon Arruda.

“Antes, o aeroporto era público, gerido pelo município e foi feita uma concessão onde nós esperávamos melhorias, um aumento nos voos e mais alternativas de destinos, porém, não é isso que estamos vendo, ainda que a concessionária responsável esteja dentro do cronograma estabelecido pelo contrato”, explicou.

O presidente da Acir, Renato Del Cistia, avalia que a união de forças entre a sociedade civil e o Poder Público pode criar as condições para resolver o problema. Ele também destacou que os problemas são antigos, mas avalia que agora temos um contexto mais favorável para superá-los.

“A luta por um aeroporto com uma boa infraestrutura e uma quantidade maior de voos é uma demanda de mais de 20 anos que a Acir vem liderando e pela primeira vez nós vimos uma possibilidade de efetivar essa questão”, disse o presidente da Acir, Renato Del Cistia.

O gerente de planejamento de malha sênior da empresa Azul, Vitor Silva, ofereceu ajuda de uma consultoria, com técnicos e engenheiros aeronáuticos, para levantar as demandas de infraestrutura. Os dados podem ser usados para definir os investimentos prioritários e  uma nova logística de voos da empresa no aeroporto.

“Nós acreditamos em Rondonópolis e queremos colocar mais voos e atendê-los da melhor maneira, mas é preciso o apoio de vocês, é indispensável uma infraestrutura melhor”, explica o gerente de planejamento de malha sênior da Azul, Vitor Silva.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Alexsandro Silva, o vice-presidente do Codipi e presidente do conselho superior da Acir, Juarez Orsolin, a presidente do Observatório Social de Rondonópolis (OSR), Shirley Mesquita Sandin e representantes do Grupo de Mulheres em Prol de Rondonópolis (GMPR).

 

Eduardo Ramos – Da Redação (com informações da Assessoria)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo