O deputado estadual e presidente da comissão de educação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Thiago Silva, recebeu com indignação a notícia de que os diretores das escolas estaduais e municipais serão nomeados pelo poder público. Isso contraria a atual forma de escolha, por meio de eleição democrática.
Decisão e apoio
A decisão foi tomada pelo Supremo Tribunal Federal. Thiago Silva promete, então, buscar apoio da bancada federal de Mato Grosso, para poder reverter tal situação. O deputado acredita que, com essa decisão, a politicagem pode interferir na gestão escolar.
“Para mim é um retrocesso esta decisão, sou deputado do “Movimento Democrático Brasileiro” e prezo pela democracia nas escolas brasileiras também. Caso realmente o governador e prefeitos determinem a nomeação dos diretores, para mim é um atraso na educação brasileira”, disse.
Possível solução
O parlamentar já está encaminhando a bancada federal ofício solicitando apoio no sentido de intervir e reverter esta decisão. Ele deve ainda, na próxima semana, ir em Brasília e se reunir com os deputados e senadores de MT para buscar uma solução jurídica junto à equipe técnica do congresso. Este impasse, vale lembrar, já deixa a comunidade escolar preocupada.