A visita é a terceira feita pela comissão e deve gerar um relatório que será apresentado nas próximas semanas a Secretaria Estadual de Educação. Antes, houve visitas na escola José Pedro Gonçalves em Rosário Oeste e Santa Claudina no distrito de Mimoso, em Santo Antônio do Leverger, que também funcionavam com salas improvisadas, a primeira em containers e a segunda em um local que, no passado, foi baia de cavalo.
Após a visita, a escola José Pedro Gonçalves teve o início das obras de reformas.
A visita teve como foco principal acompanhar a situação da Escola. No ano de 2017, uma forte chuva atingiu a unidade de ensino acabou provocando estragos e interditando seis salas de aula. A solução provisória foi colocar essas salas em containers , até que o problema fosse resolvido. No entanto, a solução ainda não chegou. “Vimos que é preciso fazer uma reforma completa para tentar reverter essa situação e vamos conversar com o Governo sobre esse assunto”, disse o deputado. As escolas em container passaram a ser chamadas pela mídia de “Escolas de Lata”.
Thiago visitou todo o setor que está interditado e verificou problemas na estrutura, o deputado também foi no setor em que os containers estão instalados. No local, há problemas com os aparelhos de ar condicionado, que não estão funcionando e com a acomodação dos estudantes, pois quando chove a água entra dentro das salas improvisadas. O deputado ouviu os alunos e demonstrou preocupação.
A escola conta com aproximadamente 400 alunos do 1º ao 9º e segundo a diretora da escola, Patrícia Fabiane Reis Cardoso, uma verba para a reforma emergencial já foi pedida à Secretaria de Educação para recompor parte da escola.
Por outro lado, ela confirmou que os containers serão retirados e com isso, os estudantes vão para salas de aula em uma igreja que fica na frente da unidade de ensino. “O problema é que muitos pais não querem, pois eles acham perigoso atravessar a rua para ir para as salas na igreja”, disse.
Mesmo com essa negativa dos pais, a diretora disse que não tem alternativa em curto prazo.
O deputado Thiago Silva reuniu com o Secretário adjunto Alan Resende Porto, e recebeu a confirmação que a Escola está na lista das unidades que receberam obras ainda em 2019. O parlamentar deve ainda realizar uma reunião com representantes da secretaria de Educação e comunidade escolar para buscar uma solução urgente para o problema.