A cidade de Rondonópolis sempre soube enfrentar as crises econômicas e administrativas que o município e o país passaram durante às últimas décadas. Rondonópolis, por incrível que pareça, independente de quem administra a cidade, quase sempre, consegue superar as dificuldades. O tema parece até batido, mas não se pode dizer que essa cidade tem vocação para o progresso. Isso se deve à diversos fatores que vão desde a localização geográfica até a forma em que a cidade se reinventa com o passar dos anos.
Podemos dar o exemplo, dos anos 60 e 70, quando a nossa Rondonópolis era conhecida como a Rainha do Algodão, devido a liderança na produção deste tipo de produto. Não muito longe, a cidade ganhou fama, como produtora de gado nelore e capital dos grandes leilões. Quem não se lembra do Panagpur da Fazenda Pauliceia, que era o maior exemplo brasileiro de gado nelore de qualidade e ganhador de diversos prêmios no Brasil e no Mundo a fora.
No começo dos anos 80, a cidade passou a ser conhecida capital da soja, e berço do maior grupo empresarial de Mato Grosso, o Grupo Amaggi. No entanto, nos dias de hoje, a cidade não lidera a produção e muito menos pode ser chamada de Rainha do Algodão ou capital do Gado. Mas isso, não quer dizer que a economia da cidade se estagnou, muito pelo contrário. Nossa economia cresceu como nunca nas últimas décadas.
O motivo é a chamada reinvenção, Rondonópolis com a chegada dos trilhos da ferrovia e com a instalação do maior terminal rodoferroviário da América Latina, deixou de ser polo produtor para ser polo exportador e com isso virou a capital nacional dos veículos rodantes. Mas isso não quer dizer que a cidade parou por aí. A nova vocação de Rondonópolis está sendo desenhada em torno do comércio, principalmente atacadista e também dos serviços de saúde e educação.
Desta forma estamos nos preparando para mais uma etapa de crescimento e consolidação como polo regional. Não tenham dúvidas caros leitores, estamos atravessando e bem, para uma nova era, e com certeza a nossa economia e crescimento não vai parar tão cedo, portanto vamos arregaçar as mangas e acreditar em nossa cidade. Está mais do que provado, que Rondonópolis vai continuar sendo protagonista e isso depende única e exclusivamente de todos nós. Devemos acreditar sempre.
Fonte: Da Redação