24.4 C
Rondonópolis
sexta-feira, novembro 22, 2024

Defesa Civil está em constante alerta neste período de chuvas

A semana início com pancadas de chuva leve em Rondonópolis com previsão de permanecer chovendo durante a semana inteira. Um motivo a mais para a Defesa Civil de Rondonópolis permanecer monitorando 24 horas por dia as zonas de risco.

De novembro de 2019 até janeiro deste ano, foram atendidos 12 casos de riscos em residências oficializados pela Prefeitura Municipal. Em apenas uma situação foi necessária a remoção imediata da família que habitava na casa, próxima ao córrego Patrimônio sendo direcionada com apoio da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) para outro local seguro.

A equipe conta com três Bombeiros Civis além do coordenador interino, Valdemir Castilho de Araújo e agentes da Defesa Civil atuando no Plano De Ação Mútua, uma “força-tarefa”, juntamente com a Coder e as secretarias municipais de Habitação, a de Esporte e Lazer, e a de Promoção e Assistência Social.

As áreas mais sensíveis do município, próximas ao rio Vermelho, ribeirão Arareau e outros córregos que cortam a cidade e residem populações ribeirinhas recebem atenção especial durante o monitoramento, uma vez que o excesso de chuva em poucas horas pode elevar rapidamente os níveis do rio, do ribeirão e dos córregos.

 

Recomendações

A Defesa Civil orienta os moradores próximos dos córregos, do rio Vermelho e ribeirão Arareau, estarem atentos ao nível de água. E, em caso de aumento entrar em contato com a Defesa Civil através do 99628-7640 e se possível buscar um local mais seguro.

Também é possível acionar o Corpo de Bombeiros por meio do 193. Ou ainda para Coder no 0800-646-3444.

Outra recomendação é não deixar crianças sozinhas em casa e evitar contato com a enxurrada, uma vez que oferece enormes perigos, como contaminação e pode esconder buracos e pontos de boca de lobo abertos, levando o risco da pessoa cair e ser levada pelas águas da chuva.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO