24.2 C
Rondonópolis
sábado, novembro 23, 2024

Defesa Civil de Mato Grosso capacita alunos em Radiocomunicação e Voluntariado

A Defesa Civil de Mato Grosso concluiu nesta quinta-feira (20) uma semana intensiva de capacitação voltada para radiocomunicação em desastres e voluntariado de proteção e defesa civil. Os cursos tiveram início na terça-feira (18) com o objetivo de preparar os participantes para lidar com situações emergenciais e fortalecer a resposta do estado diante de desastres naturais. 

No encerramento dos cursos o coordenador da Defesa Civil do município, João Garcia, anunciou que a Defesa Civil Estadual enviará uma viatura ao município. Ao todo, 50 pessoas participaram das capacitações. 

Um dos cursos oferecidos focou no voluntariado de proteção e defesa civil, proporcionando aos participantes um treinamento abrangente em noções básicas de defesa civil, primeiros socorros, combate a incêndios e administração de abrigos temporários.

O curso de radiocomunicação em desastres, que teve início na terça-feira (18), abordou desde o manuseio de rádios portáteis e móveis até a montagem de antenas. Os alunos aprenderam sobre frequências de emergência, configuração de equipamentos e protocolos operacionais essenciais para garantir a comunicação eficaz durante crises. 

Segundo o subtenente da Defesa Civil, Bruno Souza, essa capacitação foi fundamental para os participantes compreenderem o papel crucial da radiocomunicação nas operações de segurança e socorro em desastres.  

O coordenador João Garcia expressou sua satisfação com a realização dos cursos: “Ficamos satisfeitos, que no final  o pessoal aprendeu, gostou e recebemos o presente que é a viatura que em breve virá para o município.”

O aluno Leonardo de Deus e Silva destacou a relevância dos cursos oferecidos: “Foi excelente e agregou muito para todos os que participaram. Agradeço por esta oportunidade e espero contribuir futuramente como agente da defesa civil ou voluntário no radioamadorismo”.

Fonte: Da Assessoria

Leia Mais:

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO

0
Adoraria sua opinião, por favor, comentex