30 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Defesa civil alerta para possibilidade de temporal, granizo e vendaval em Mato Grosso

A Defesa Civil do Estado alertou para a possibilidade de temporal, granizo e vendaval em quase todo Mato Grosso, na próxima sexta-feira (02). Além disto, está previsto um alto acúmulo de chuva e tempestade com raios. Para Cuiabá, as previsões do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), ligado ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) apontam pancadas de chuva a qualquer hora do dia.

Leia mais:
Clima deve continuar ameno em Cuiabá e chuva segue até o final da semana; previsão

Segundo o alerta emitido pela Defesa Civil do Estado, estão previstos para a próxima sexta-feira (02), em todo o estado: tempestade de raios; granizo; chuvas intensas; vendaval e acumulado de chuva. A área de risco descrita abrange quase todo Mato Grosso. Apenas as regiões norte e noroeste não devem ser atingidas

Conforme as previsões do CPTEC, está prevista chuva de curta duração que pode ser acompanhada de trovoadas a qualquer hora do dia. A temperatura mínima é de 21ºC e a máxima é de 29ºC. A probabilidade de precipitação é de 80%. A umidade relativa do ar pode ficar entre 52% e 69%.

Confira abaixo, algumas dicas para se proteger de raios durante uma tempestade, postadas pelo perfil do Governo do Estado:

⚡ Campo aberto nem pensar. Corre bem duro pra uma casa. Se estiver sem as chaves, evite ficar próximo das janelas.

⚡ Eletrônicos. Nunca tome banho em chuveiro elétrico durante uma tempestade. Também evite falar ao telefone.

⚡ Não se abrigue em árvores ou guarda-sóis. Se não houver outra opção, deite-se sobre o chão e espere a tempestade passar.

⚡ Interior de veículos. A dica é estacionar o veículo num local apropriado, desencostar dos detalhes metálicos e esperar a tempestade passar.

⚡ Mantenha distância da água. A água é um dos melhores condutores de eletricidade que existem. É fundamental sair/evitar lugares como rios, piscinas e lagoas durante tempestades de raios.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO