Rondonópolis terá mais sete ESFs para melhorar a qualidade do atendimento à saúde

A cidade passará a contar com mais sete unidades de Estratégia de Saúde da Família – ESF que irão desafogar outras e atender a população com mais agilidade e melhor qualidade. As obras das sete unidades já têm ordem de serviço e devem começar nos próximos dias. As comunidades que passarão a ser atendidas pelos novos ESFs vão contar com médico que fará visita às famílias, agentes comunitárias de saúde, dentista e enfermeiro.
Serão construídas unidades no bairro Cidade Alta, no Portal das Águas, no Bom Pastor, no Dom Osório, no Marechal Rondon, no Jardim Adriana e no Jardim Belo Horizonte. No Portal das Águas um Posto de Saúde será substituído por uma ESF, assim como no Marechal Rondon. Já no Bom Pastor a construção da unidade permitirá que o ESF tenha uma sede própria, pois hoje funciona no prédio da Associação de Moradores.
Segundo a secretária Municipal de Saúde, Marildes Ferreira, as sete ESFs serão construídas com recursos do Ministério da Saúde – MS, com contrapartida do Município referente a 10% do valor de cada uma das obras.
Com a construção das novas ESFs, conforme a secretária, as unidades existentes irão se desafogar e áreas que não eram cobertas contarão com o serviço de atenção básica melhorada. “Com isso, as novas ESFs contarão com um médico que fará visitas às famílias, enfermeiro, agentes comunitárias de saúde e dentista, o que trará melhor qualidade no atendimento básico em saúde”, explica Marildes Ferreira.
Marildes destaca que cada ESF, para um melhor atendimento à população, deve ter em média 1.800 famílias cadastradas. Hoje, há ESFs que possuem mais de 3.000 famílias com cadastro. “Desafogando algumas unidades o atendimento à população será mais ágil e de melhor qualidade”, acrescenta.