GERAL

Decorações natalinas aquecem o movimento das lojas durante o final do ano

Mais que bons preços das mercadorias mais procuradas e consumidas no Natal, os consumidores esperam se encantar com as decorações dos estabelecimentos comerciais. Acompanhando esta tendência natural de todos, as lojas começam cedo a se preparar para atrair a atenção dos clientes e aumentar o fluxo de movimento em seu interior. E já agora em novembro para muitos estabelecimentos é Natal, pelo menos na fachada da loja.
Segundo o Sebrae, vitrines bem organizadas correspondem a 70% das vendas de uma loja. A estimativa é do consultor do Sebrae, Noel Mendes Júnior. “É necessário que o empresário desperte um olhar clínico e crítico sobre todos os detalhes que compreendem a loja. Às vezes a vitrine tem muita beleza, mas não cumpre a função de instigar a venda”, afirma.
Especificamente no Natal, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Paulo Gasparoto, acredita que as decorações natalinas devem, por si só, aumentar ainda mais o fluxo de pessoas dentro das lojas. “Se nós tivermos uma cidade plenamente enfeitada e decorada, de maneira que isso possa mexer de fato com o sentimento das pessoas, seguramente o há aumento nas vendas em até a 10%”, afirma, completando que é um atrativo desde a entrada da loja e completando-se na parte interna.
Para ele, é extremamente importante produzir a cidade com temas natalinos, pois esta é uma das datas mais importantes e comemoradas do mundo. “Esta é a data comemorativa mais importante do ano na maior parte do mundo, traz valores importantes e é um momento de reviver a fé cristã”. E completa que é um momento que os comerciantes devem aproveitar. “Todos os estabelecimentos comerciais devem buscar decorar suas vitrines e seus interiores para que os consumidores se sintam instigados a antecipar suas compras de Natal”.
Incentivo – Em âmbito local, para fomentar as decorações de natal a Prefeitura Municipal de Cuiabá lançou o concurso “Decore Nossa Capital 2011”. A empresa vencedora do concurso ganha a isenção do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de 2012. Na classificação Industrial e Comécio, além da isenção, há um prêmio em publicidade em uma das emissoras de TV da cidade, que pode variar entre 5 mil e 30 mil. As categorias são: Industrial, Residencial, Edifício Multifamiliar e Comercial. A última está dividida em 4 subcategorias: Fachada Comercial de até 20 m²; de 20 m² a 50 m²; de 50 m² até 100 m²; e acima de 100 m².

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo