GERAL

Novo levantamento aponta que 84 pessoas podem ter morrido em Pernambuco

Ao menos 84 mortos por causa das chuvas no Grande Recife foram identificados entre sexta-feira (27) e a noite de domingo (29), segundo informou o governador do estado, Paulo Câmara (PSB). Ele diz que não há clareza até o momento sobre o total de pessoas desaparecidas —na tarde de ontem, o número era de ao menos 56. O estado registra 3.957 desabrigados.

O governo decretou situação de emergência, assim como 14 municípios da região metropolitana. Após a chuva dar trégua, cidades do Grande Recife tiveram um dia de buscas por desaparecidos em áreas de deslizamentos e resgates de pessoas ilhadas. Ainda neste domingo, áreas extensas do Grande Recife permaneciam alagada.

Ontem o governador Paulo Câmara reuniu o seu secretariado e os chefes dos comandos militares para monitorar e reforçar as ações nas regiões metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste, as mais atingidas pelas chuvas. O governo informa que, neste momento, há 12 pontos de deslizamento sendo acompanhados pelas equipes.

A tragédia provocada pelas chuvas fez os municípios de Jaboatão dos Guararapes e do Recife decretarem situação de emergência.

“É muito triste o que vem acontecendo, não só no nosso município, mas na região metropolitana e em outras cidades do estado, com perdas de vidas e tantas famílias desabrigadas. Estamos colocando toda a nossa equipe para ajudar essas pessoas nesse momento. O volume de chuvas foi inesperado, acima da média dos últimos 30 anos”, disse o prefeito Mano Medeiros, de Jaboatão dos Guararapes.

NÚMEROS

Paulo Câmara não soube detalhar se o número de corpos identificados leva em consideração as outras cinco pessoas mortas por causa das chuvas no começo da semana.

"É possível que sejam os 79 [contabilizados hoje] mais cinco [do começo da semana], mas pode haver alguma sobreposição. A informação oficial que a gente pode dar com segurança é de que sexta-feira até as 18h do dia de hoje 79 corpos de vítimas de chuvas foram identificados no IML", disse.

O decreto de situação de emergência publicado pelo estado permite que os municípios solicitem recursos do Sistema Nacional de Defesa Civil.

Os municípios em emergência são: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré da Mata, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Férrer, Paudalho, Paulista, Goiana, Timbaúba e Camaragibe. Segundo Paulo Câmara, além do decreto, R$ 100 milhões foram disponibilizados para os trabalhos de busca e salvamento nas áreas atingidas, assim como para obras de infraestrutura nos municípios atingidos pela chuva.

VISITA PRESIDENCIAL

Questionado sobre se acompanharia Jair Bolsonaro (PL) durante sobrevoo nas regiões afetadas no estado, previsto para amanhã, o governador informou que não foi oficialmente comunicado pelo mandatário de sua ida dele ao Recife.

"Efetivamente, diante da não confirmação oficial [da vinda dele], não tenho como estar presente, mas nos colocamos ontem à disposição. Tive contato com o ministro do Desenvolvimento Regional e tive contato com o general do Comando Militar do Nordeste. Eles participaram da reunião de monitoramento que fizemos com todo o secretariado no início da manhã. Estamos à disposição e orientamos aos municípios que solicitem apoio federal", disse.

A previsão, segundo o governo federal, é de que Bolsonaro faça um sobrevoo na região às 8h30. Em seguida, ele deve conceder entrevista à imprensa na Base Aérea do Recife.

 

Da Redação (com informações do UOL)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo