POLÍTICA

Datena volta para a TV e anuncia que não disputará senado em SP

O apresentador José Luiz Datena (PSC) não vai concorrer a uma vaga no Senado nas eleições deste ano em São Paulo. A desistência foi anunciada hoje, no início do programa Brasil Urgente, na Band. O comunicador é liderava as pesquisas de intenção de voto no estado.

"Em primeiro lugar queria deixar a minha palavra de carinho para com o Presidente da República que hoje de manhã deu uma declaração que tinha me escolhido como candidato de São Paulo. E foi isso mesmo que foi acordado, mas eu pensei bem e resolvi seguir o meu caminho. Mas obrigado a ele por ter confirmado o acordo que aconteceu, não foi por parte dele que não deu certo”, disse ele referindo-se a um anúncio feito na manhã desta quinta feira pelo presidente Bolsonaro.

Datena havia anunciado férias da TV Bandeirantes a partir de amanhã (1°), quando passa a vigorar a lei eleitoral. De acordo com a lei das Eleições do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), nenhum candidato pode fazer parte de programas na televisão e rádio a partir desta data, caso queiram se candidatar no pleito deste ano.

Pesquisa Exame/Ideia, publicada no começo deste mês, mostrou Datena na liderança das intenções de voto para o Senado em São Paulo. O apresentador aparecia empatado tecnicamente com o ex-governador Márcio França (PSB).

RECORRENTE

Esta não foi a primeira vez que Datena recuou da disputa eleitoral. Em 2020, o apresentador planejou concorrer ao cargo de prefeito de São Paulo pelo MDB, ou ser vice na campanha de Bruno Covas (PSDB). Ele acabou desistindo daquela vez após um pedido da Rede Bandeirantes.

Anteriormente, em 2018, ele chegou a lançar sua pré-candidatura ao Senado Federal pelo DEM. O apresentador tinha até o dia 6 de julho para sair da TV e participar das eleições, mas então anunciou a desistência de participar do pleito.

A primeira incursão dele no meio político ocorreu em 2016, quando foi pré-candidato a prefeito de São Paulo pelo PP. Na época Datena acabou desistindo da disputa após denúncias contra o seu partido.

 

Da Redação (com informações do UOL)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo