OAB Rondonópolis vai realizar simpósio sobre TDAH; transtorno atinge milhões de pessoas

A 1ª Subseção de Rondonópolis da Ordem dos Advogados do Brasil abrirá na próxima segunda-feira (25), às 19 horas, o 1º Simpósio sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) – Família, Escola e Terapia unidas para a integralidade e seus aspectos jurídicos. O evento segue até terça-feira na sede da OAB e tem vagas limitadas. A inscrição pode ser feita por whatsapp (veja abaixo).

O TDAH é uma doença crônica que atinge milhões de crianças e adultos no Brasil. Segundo os especialistas, trata-se de um transtorno neurobiológico de causas genéticas que pode contribuir para baixa autoestima, relacionamentos problemáticos e dificuldade na escola ou no trabalho. Entre os sintomas estão a falta de atenção, a inquietação e a impulsividade.

Estima-se que todos os anos cerca de dois milhões de brasileiros são diagnosticados com TDAH. Não há cura conhecida para a doença, mas o tratamento pode amenizar os sintomas e permitir que os portadores levem uma vida relativamente normal.

A realização do simpósio é da Comissão da Cidadania e Direitos Sociais em parceria com a Faculdade UNIC Rondonópolis/MT, e segundo a presidente Léya Souza da Cruz Paim Ton, o evento cumpre um dos pilares que a OAB sustenta em sua base institucional.

“A OAB além dos preceitos previstos de fiscalização dos advogados e guardiã da Constituição Federal, um dos seus papeis é a sua função social que está ligada diretamente a aos anseios da sociedade. E para que exista a concretização e resguardo de direitos é preciso que estas instituições, como a OAB, atuem na defesa dos mesmos lutando incansavelmente para a sociedade utilizando as armas da sabedoria e do conhecimento para que a Justiça seja totalmente eficaz e cumpra sua função social”, explicou.

Para o presidente da Subseção da OAB Rondonópolis/MT, Bruno de Castro, trata-se de um simpósio que tem a intenção de levar informação sobre um tema que, mesmo atingindo inúmeras crianças e adolescentes, ainda não é muito explorado.

“Há dúvidas sobre essa temática, por isso a necessidade da OAB, dentro das suas funções institucionais, promover o debate e a discussão", diz Bruno.

O evento contará com um corpo de palestrantes especialistas em neuropsicologia, psicologia e direito em medicina: Érica Rezende (neuropsicóloga), Maria Cavalcante Lima (psicóloga), Antônio Lima (psicólogo), Clícia Lupinett (advogada) e Patrícia Marques (psicóloga).

Além dos painéis, o simpósio terá em sua programação apresentação do coral Reluz Junior, exposição de artes plásticas de Tchelo Alves e apresentação de obra literária da jornalista Jake Sol.

O simpósio é aberto para acadêmicos, pais, profissionais de ensino, assistentes sociais, advogados e a comunidade de uma forma geral. Os organizadores pedem que os participantes doem uma peça de enxoval para recém nascido e tudo o que for arrecadado será doado para a Fundação Lar de Nazaré – que presta assistência à crianças carentes. Outras informações pelo telefone (66) 3426-8433.

 

Eduardo Ramos – Da Redação (com informações da Assessoria)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo