Curso de reciclagem de jornal forma mulheres da comunidade

Inserir a população no mercado de trabalho e dar oportunidade de melhorar a renda familiar. Este é o objetivo do Departamento de Políticas do Trabalho que faz parte da Secretaria de Promoção e Assistência Social, com o curso de reciclagem de jornal. A solenidade de formatura aconteceu na última quarta-feira, 11 de novembro, e reuniu 12 mulheres. O grupo recebeu noções de como reciclar o material e transformar o lixo em artigo de luxo.
A gerente do Núcleo de Qualificação, Neuly Paiva Borotta, esclarece que a intenção do Poder Público é proporcionar à população de todos os bairros de Rondonópolis a participação em diversos cursos profissionalizantes gratuitos. “Nossa meta é promover a qualidade de vida das famílias, em especial as de baixa renda, gerando emprego e o aumento da renda familiar”, disse.
Neuly ressalta ainda que outro objetivo é fomentar a educação ambiental. “Devemos buscar alternativas para diminuir o lixo produzido. Com o curso mostramos para as mulheres que elas são capazes de transformar o jornal em peças lindas e duráveis”, fala.
A entrega dos certificados foi marcada pela presença do presidente da Associação Koblenz Brasil – Kobra, Hans Josef Muertz, natural da Alemanha. A entidade mantém serviços de atendimento às crianças de baixa renda de Rondonópolis. Ele explica que a intenção do projeto é ocupar o tempo ocioso das crianças. “O curso fez a integração dos jovens com a família, além de contribuir para a geração de uma renda extra”, fala.
Nívia Hessler Motta, responsável por ministrar as aulas, conta que participar do curso foi uma terapia ocupacional. “Estou feliz e realizada. É um trabalho de capricho, paciência e zelo”, disse. A aluna e dona-de-casa, Angelita Pedro da Silva, concorda com a opinião da professora. “Achei muito bom. Muitas de nós já temos encomendas. Além da oportunidade de produzir, tenho a chance de vender e incrementar a renda da família”, conclui.
Fonte: Ascomcrédt fto:Matusalem Teixeira)