Curso de Medicina sofre redução de vagas em MT por baixa qualidade

O curso de Medicina da Universidade de Cuiabá (UNIC), um dos mais concorridos no Exame Vestibular organizado pela entidade para fins de acesso ao ensino superior, perdeu 48 de suas 100 vagas. A medida consta do despacho do secretário Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação, Luís Fernando Massoneto. A medida de redução foi adotada em função de resultados considerados insatisfatórios – menores que 3 em escala que varia de 1 a 5 – no Conceito Preliminar de Curso referente ao ano de 2010. A UNIC dispunha de 100 vagas anuais para o curso.
Ao todo, segundo o MEC, foram reduzidas 514 vagas em 16 cursos em todo o Brasil. Anteriormente, o ministério havia anunciado que o corte seria de 446 vagas, mas a partir de nova avaliação, o total de vagas suspensas superou o anunciado em 68 vagas. O percentual de vagas reduzidas em cada curso variou de 20% a 65%
De acordo como despacho do secretário, o Universidade de Cuiabá, classificada como a maior instituição privada de ensino, passará agora por um processo de supervisão e terão prazo de 12 meses para cumprir o termo de saneamento de deficiências. A restituição das vagas ficará condicionada à verificação do cumprimento das medidas de supervisão. Caso as exigências de qualidade não sejam atendidas, poderá ser aberto processo administrativo para encerramento da oferta dos cursos.
Além do curso de Medicina da UNIC, sete outros cursos superiores de Mato Grosso correm o risco de ser fechados por falta de qualidade. Segundo a assessoria de imprensa do MEC, todos os cursos que tiverem notas 1 e 2 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) correm o risco de ser fechados caso não adotem medidas urgentes de melhoria. Na Universidade Candido Rondon (Unirondon), o curso de enfermagem também tem uma avaliação 2 – e pode ter o mesmo destino, bem como a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), com o curso de enfermagem.