GERAL

Rússia diz que mais de 23 mil ucranianos morreram em confrontos

O Ministério da Defesa da Rússia publicou pela primeira vez nesta segunda-feira (18) dados sobre os mortos do lado ucraniano no decorrer da operação especial russa.

Segundo um comunicado, a entidade "disponibiliza dados confiáveis sobre as verdadeiras perdas do Exército da Ucrânia, da Guarda Nacional e dos mercenários estrangeiros".

Até hoje, 18 de abril, "as baixas reais documentadas do lado ucraniano são de 23.367", afirmam os russos.

Os documentos à disposição do Ministério da Defesa russo mostram também um grande número de deserções, feridos e desaparecidos.

Em 24 de fevereiro, o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou o início da operação militar especial russa na Ucrânia, alegando como objetivos principais a "desmilitarização e desnazificação" do país vizinho.

Conforme o Ministério da Defesa, as Forças Armadas da Rússia eliminam instalações da infraestrutura militar ucraniana, sem realizar ataques contra alvos civis em cidades. Os militares russos também organizam corredores humanitários para a população civil que foge da violência.

Segundo o ministério, o Exército russo já alcançou o objetivo principal da primeira etapa da operação, isto é, reduzir significativamente o potencial militar da Ucrânia.

 

Da Redação (com informações da Sputnik Brasil)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo