Curso capacita servidores para a implantação de sistema de gestão nacional de medicamentos

Sem perder tempo e logo após a assinatura do termo de adesão ao Hórus – Sistema Nacional da Assistência Farmacêutica, a secretaria de Saúde do Município promoveu uma palestra sobre sistema, para farmacêuticos e funcionários da Assistência Farmacêutica de Rondonópolis, com a representante do Ministério da Saúde Ariadine Vicencioni.

O sistema Hórus além de medicamentos também vai gerenciar o material médico hospitalar das unidades, ou seja, ataduras, gazes, seringas e outros. Segundo a coordenadora da Assistência Farmacêutica, o novo procedimento vai de imediato aumentar a agilidade e a organização do processo atual. “Hoje nós fazemos um pedido mensal de medicamentos, neste caso o almoxarifado fará a reposição só no mês seguinte. Com o sistema novo, o farmacêutico ou técnico faz o pedido on line e desta forma o almoxarifado vai saber de maneira mais rápida que medicamentos estão em falta nestas farmácias e abastecer com agilidade, não deixando faltar medicação para a população”, explicou Neide.

O treinamento faz parte da primeira fase da implantação do sistema, segundo Neide toda estrutura do sistema deve ficar pronta em três meses. “Agora teremos dois treinamentos on line nos próximos dois meses, logo após faremos a aquisição de computadores e instalação de internet nas unidades, já que o sistema é interligado com o Ministério. Então acreditamos que dentro de três meses consigamos implantar em toda rede”, disse Neide Silocchi.

A coordenadora destacou que o Hórus também vai facilitar a vida do usuário. Quando o paciente for buscar o medicamento vai ser impresso um cupom com as seguintes informações: o nome do medicamento, caso seja de uso continuo vai estar impresso a data da próxima retirada, além de dados dos pacientes, data de validade e quanto custou a medicação para o Município. O sistema Hórus é gratuito para todos aos municípios da União
Fonte:Portal Pref.Rondonopolis

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo