Criado para ampliar a inclusão e contribuir para aumentar as possibilidades de acesso dos estudantes em universidades, o Cursinho Zumbi dos Palmares, que é mantido pela Prefeitura de Rondonópolis, vem ajudando a mudar vidas e realizar sonhos. Atualmente em funcionamento na Escola Estadual Marechal Dutra, em um polo que conta com 12 turmas com um total de 492 alunos, o cursinho dispõe de profissionais qualificados e experientes que se dedicam para que os estudantes possam entrar em uma universidade.
A estudante universitária Ana Paula da Silva, 38 anos, é um exemplo de como o cursinho ajuda a mudar vidas. Hoje estudante de História na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Ana Paula decidiu frequentar as aulas do cursinho depois de descobrir que era gratuito. Mãe de uma menina de 10 anos e conciliando o trabalho com o estudo, ela conta que o cursinho foi essencial para sua aprovação no Enem e acesso à universidade. “Foi ali que senti confiança para fazer o Enem, pois havia 10 anos que não fazia o Enem”.
Ana Paula relata ainda que antes de ingressar no cursinho Zumbi dos Palmares não acreditava que pudesse um dia conseguir uma vaga em uma universidade federal. “O cursinho fez uma diferença muito grande. Esse processo de aprender com professores muito bons e atualizados me ajudou muito”, diz.
“No começo fiquei com medo por ter 38 anos, mas percebi a inclusão que existe no cursinho. Não há nenhum tipo de diferenciação com idade. É muito inclusivo e faz muita diferença para prestar vestibular e o Enem. O cursinho é muito importante e indico para que as pessoas procurem, pois vale muito a pena”, acrescenta a estudante.
Já, para quem começou frequentar as aulas do Cursinho Zumbi dos Palmares, é a esperança de conseguir uma vaga em uma universidade que é renovada. A estudante Ana Karina Diesel, 21 anos, começou as aulas no cursinho este ano e depois de três semanas de estudos diz acreditar que desta vez conseguirá passar para o curso de Medicina. “Sempre estudei em escola pública e tinha algumas dificuldades, e o cursinho já está me ajudando muito. As aulas são divertidas, com ótimos profissionais e uma didática muito boa. Estou aprendendo muito e acredito que conseguirei uma vaga para Medicina”, avalia.
Ana Karina conta que estudava sozinha e hoje percebe que há uma diferença muito positiva em frequentar o cursinho. Para ela, o acesso a um cursinho gratuito é muito importante, porque permite que quem não pode pagar pelos cursos privados possa aprender mais e conseguir entrar em uma universidade.
O Cursinho Zumbi dos Palmares é gratuito e tem dois polos atualmente, sendo um deles na Penitenciária da Mata Grande, com aulas para os reeducandos.
No polo da Escola Marechal Dutra, são mais de 400 alunos que estão divididos em 12 turmas. Além de uma equipe de profissionais qualificados, que foram escolhidos via processo seletivo com realização de banca, os alunos recebem refeição, com cardápio saudável e diversificado.
Para a edição deste ano, o cursinho passou a contar com aulas de literatura e espanhol e os professores tiveram o valor da hora/aula reajustado.
A proposta, segundo a coordenadora do Cursinho Zumbi dos Palmares, Cíntia Sanches, é disponibilizar aos alunos as melhores condições possíveis de aprendizado, com professores experientes e qualificados, e em um espaço físico adequado.
Da: Assessoria